Pesquisa revela preocupação de juízes com segurança nos tribunais

11.2.2009-Magistrados apontam que em mais de 80% das unidades faltam detectores de metal e câmeras de monitoramento

BRASÍLIA 11/2/2009 – Pesquisa divulgada ontem pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) revela a preocupação dos magistrados com a segurança das unidades judiciais e a vulnerabilidade dos prédios de primeira instância. Realizado com 1.228 juízes de todas as regiões do país, o estudo discorre sobre a quantidade de processos por vara, as condições físicas e financeiras das unidades e sobre o quadro de servidores dos órgãos.

No capítulo relacionado à segurança, os magistrados apontam que em mais de 80% das unidades judiciais faltam itens como detectores de metais e câmeras de monitoramento e em 77%, alarmes contra roubo. Em 46% das varas não há nenhum tipo de policiamento e nas restantes, 85% dos juízes consideram o efetivo insuficiente para garantir a segurança. O maior índice de preocupação foi registrado na região Nordeste.

Dirigentes da AMB divulgaram a pesquisa aos conselheiros do CNJ e afirmaram ao Presidente do STF, Ministro Gilmar Mendes, que vão entregá-la aos Presidentes de tribunais presentes no II Encontro Nacional do Judiciário, que acontece em Belo Horizonte na próxima semana. A AMB também pretende colocar a pesquisa em discussão no XX Congresso Brasileiro de Magistrados, a ser realizado em outubro.

A pesquisa pode ser vista aqui. As estatísticas sobre segurança são encontradas no sétimo capítulo.