SOBRE A AGEPOLJUS

A Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União – AGEPOLJUS – foi criada em 2003 com o intuito de unir e fortalecer a categoria dos Agentes  e Inspetores de Polícia do Poder Judiciário da União; valorizar e defender seu trabalho; consolidar sua identidade, seu papel e sua importância. 
Sempre buscando prestar ao Judiciário um serviço de qualidade, buscou a padronização das atividades dos Agentes de Polícia Judicial, definindo e pautando as reivindicações específicas, atuando junto aos tribunais e Poderes e estimulando a participação da categoria na luta sindical no conjunto dos servidores do Judiciário. 
Neste curto espaço de tempo, nossa associação galgou muitos degraus, obtendo uma representação nacional. Mesmo com vários obstáculos a seus objetivos, conseguiu se impor e vem acumulando notáveis conquistas:

a) Aprovamos a Lei 11.416/06, que trouxe grandes avanços aos Agentes:

A aprovação da Gratificação de Atividade de Segurança, GAS, para os Agentes de Polícia do Judiciário, no valor de 35% do vencimento básico.
O fim da nomenclatura Técnico de Segurança Judiciária, área de Transportes e Serviços Gerais – que tanto rebaixava os Agentes, que chegavam a ser confundidos com guardas.

A obrigatoriedade para os Tribunais de oferecer cursos de qualificação à categoria.

b) Tem também promovido vários Seminários nacionais e Encontros regionais, reunindo Agentes de Polícia Judicial de todo país e autoridades da esfera política e judiciária, com o objetivo de unir, cada vez mais, os agentes e traçar novas metas a serem conquistada.

c) Criação de Diretorias Regionais que avançam pelo Brasil, levando ações da AGEPOLJUS  para a realidade de cada Estado.   

d) Temos progredido em nossa busca por um porte de arma amplo, válido para todo o país, conseguindo que alguns tribunais implantem o porte funcional. Não é exatamente o porte que queríamos, mas os esforços  continuam para alcançar nosso objetivo, consolidar a identidade, o papel e a importância da categoria.                
O mais importante são as ações que se realizam para prestar um serviço de qualidade do judiciário. 

A AGEPOLJUS alcançou o reconhecimento necessário para ser reconhecida e ouvida pelas altas instâncias e para ser recebida e apoiada por Parlamentares renomados, Associações de Magistrados Federais e Estaduais, por Ministros e Presidentes de Tribunais.

AGEPOLJUS