TRE/TO ENTREGA PORTE DE ARMA INSTITUCIONAL E IDENTIDADE FUNCIONAL PARA OS POLICIAIS JUDICIAIS
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO) realizou nesta quinta-feira (25), a solenidade de entrega de porte de arma institucionaL e das carteiras de identidade funcional aos Policiais Judiciais do quadro. Conduzida pelo presidente do TRE, desembargador João Rigo Guimarães e pelo ouvidor regional eleitoral e coordenador da Poljud, juiz José Maria Lima, a cerimônia aconteceu após a sessão do Pleno.
O desembargador João Rigo Guimarães parabenizou a equipe e destacou a responsabilidade de todos na atuação. “Muito importante a iniciativa do trabalho organizado para o aperfeiçoamento dos Agentes da Poljud. Meus parabéns a vocês, que têm muita responsabilidade e muita consciência no uso da força e manuseio do material”, ressaltou.
Na ocasião, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, completou agradecendo o apoio do presidente ao grupo. “Agradeço ao presidente por ter apoiado essa oportunidade, a necessidade da Polícia Judicial. E a tendência daqui para frente é crescer”, enfatizou.
Já o coordenador da Poljud, juiz José Maria Lima, frisou a importância do treinamento e habilitação da equipe. “Esta cerimônia visa a entrega da carteira funcional aos nossos policiais judiciais, bem como o porte de arma a aqueles que se submeteram ao processo de treinamento e de habilitação criado por esse tribunal. A minha palavra é de agradecimento a todos os senhores, ao tribunal, e aos que investiram em conhecimento e dedicação para que chegássemos a um momento como esse”, disse.
Policiais Judiciais habilitados
Foram habilitados o inspetor da Polícia Judicial, Marcos Leôncio, e os agentes da Polícia Judicial, Ananias de Jesus Renovato, Anderson Martins de Melo Assunção, Dalton José Rodrigues Milhomem, José Renato Guimarães, Márcio Roberto de Oliveira, Paulo Roberto Alves Cavalcante, Raul de Fátima Oliveira Cesar, Romney Pedroso Rodrigues, Sergio Francatti do Nascimento.
Para o inspetor da Polícia Judicial, Marcos Leôncio, porte de arma é uma reivindicação antiga, não só dos Policiais Judiciais do TRE-TO, mas em nível nacional, sendo esta uma a concretização do objetivo de reforçar a segurança da Justiça Eleitoral.
“Com isso, poderemos exercer em toda plenitude as atribuições exigidas dos Policiais Judiciais. Embora o uso da arma de fogo seja o último recurso a ser utilizado por qualquer Agente Policial, ela é um item essencial, tendo em vista que em se tratando de segurança, não podemos contar com a sorte, pois estamos sujeitos a todo tipo de situação”, afirmou o inspetor.
Poljud e liberação do porte de arma
Instituída pela Resolução nº 539/2022 -TRE-TO, a Polícia Judicial tem a função de garantir a segurança pessoal dos magistrados, servidores e usuários da Justiça Eleitoral do tocantinense, assessorar a presidência nos assuntos ligados à segurança, cabendo primar pela democracia, garantindo o livre exercício do voto nas eleições, além de assegurar a integridade dos bens patrimoniais do tribunal.
A iniciativa do manuseio de armamento é regulamentada pela resolução nº 547/2022, que libera o porte de arma à Polícia Judicial (POLJUD), assinada pelo desembargador João Rigo Guimarães, e o vice-presidente e ouvidor eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, em março deste ano.
Texto e foto: Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO), editado por Caroline P. Colombo