AGEPOLJUS PARTICIPA DE REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO INTEGRADO DE AÇÕES PARA A SEGURANÇA DO JUDICIÁRIO A CHEFE DE GABINETE DO STF

O presidente da AGEPOLJUS Roniel Andrade participou, na tarde desta quarta-feira (1º), de uma reunião com Rodrigo Hauer, chefe de gabinete do ministro do STF André Mendonça.

Além da AGEPOLJUS, representantes do Sindjus/DF também integraram o encontro virtual que teve o objetivo de apresentar o Plano Integrado de Ações para a Segurança Institucional do Poder Judiciário.

O foco é nas ações para a Polícia Judicial, que preveem um modelo de convocação que tornaria automático chamamento de efetivo em situações emergenciais. O plano torna possível a convocação de efetivo para atuar em situações como os atos de vandalismo ocorridos no último dia 8 de janeiro.

Além do presidente da AGEPOLJUS Roniel Andrade, participaram da apresentação os coordenadores do Sindjus Igor Tobias Mariano, Silvanildo Faria e Eiraldo Pimenta.

Segundo Igor Mariano, o Poder Judiciário da União conta atualmente com um efetivo qualificado e com servidores dispostos a atuar, mas faz-se necessário tornar essa convocação automática. O coordenador do Sindjus reforçou a necessidade de fortalecimento da Polícia Judicial. De acordo com ele, os atos do dia 8 de janeiro “deixaram mais clara a necessidade de consolidação dessa força”, declarou.

Roniel Andrade também falou sobre o irrestrito apoio dos Agentes da Polícia Judicial ao PL 2447/2022, que trata da regulamentação da Polícia do Poder Judiciário da União, nos mesmos moldes da Resolução nº 344 do Conselho Nacional de Justiça.

O presidente da Agepoljus informou que durante o I Congresso Nacional dos Agentes de Polícia Judicial, promovido pela associação no Rio de Janeiro, os participantes aprovaram, por unanimidade, o apoio da categoria ao projeto e reafirmaram a importância e urgência da consolidação da Polícia Judicial na Lei nº 11.416/2006. “Nós aprovamos integramente o que foi encaminhado do STF sobre o PL 2447 para que a Polícia Judicial seja consolidada e, a partir daí, tenhamos maior qualificação e aprimoramento dos nossos Agentes. Os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro demonstraram que a Polícia Judicial é uma realidade efetiva e atuante na segurança institucional do PJU”, disse.

Rodrigo Sorrenti agradeceu a participação de todos e informou que o ministro André Mendonça está atendo a essas questões e vai repassar integralmente o que foi conversado com ele ao ministro.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com informações do Sindjus/DF

2 thoughts on “AGEPOLJUS PARTICIPA DE REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO INTEGRADO DE AÇÕES PARA A SEGURANÇA DO JUDICIÁRIO A CHEFE DE GABINETE DO STF

  • 1 de fevereiro de 2023 em 19:08
    Permalink

    isso mesmo capacitR todo mundo p na hora certa mandar ver

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2023 em 19:30
    Permalink

    Ótima iniciativa da Agepojus , trilhando com o empenho dos policiais judiciais do quadro. Além da União com os policiais ESTA clara a urgência da convocação dos aprovados do trf1 brasilia para o reforço da proteção do patrimônio institucional. Os novatos aguardando nomeação uma boa parte já tem uma experiência na área polícial, podendo serem aproveitados nas áreas patrimônionial depois do curso de formação logicamente. Para que os mais experientes possam tomar conta da situação emergencial de primeira frente. E só uma explanação exemplificativa aqui vós falo. Porém de grande relevância e atenção do judiciário. Além de ser clara essa necessidade de urgência de nomeação Demonstra o compromisso de que a comissão desses aprovados estão dispostos a ser fiel a esta instituição e fazer parte da melhor história do Brasil e da grande família institucional da polícia judicial.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *