TJDFT CRIA COORDENADORIA DE INVESTIGAÇÕES E APURAÇÃO DE FRAUDES VIRTUAIS
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) inovou e, através da Portaria GPR 2091, de 26 de setembro de 2022, criou a Coordenadoria de Investigações Preliminares e Apuração de Fraudes Virtuais (COINV).
A coordenadoria integra os trabalhos da segurança institucional do Poder Judiciário, sendo parte da segurança cibernética dos tribunais. O tema foi tratado no VIII Encontro de Gestores promovido pela AGEPOLJUS neste mês de setembro no Rio de Janeiro.
Na oportunidade, o palestrante Maurício Viegas Pinto, Agente de Polícia Judicial do TJDFT em exercício no Supremo Tribunal Federal, abordou a Segurança Orgânica e Segurança Ativa, envolvendo, inclusive, a segurança cibernética das Cortes. Para o palestrante, é importante que as equipes sejam compostas por pessoas que dominem o tema, principalmente diante de tantos ataques hackers registrados em diversos tribunais do país nos últimos meses.
A AGEPOLJUS parabeniza o TJDFT pelo pioneirismo na implantação de uma coordenadoria de investigações e apuração de fraudes virtuais, envolvendo os crimes cibernéticos no Judiciário.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo