[IX Seminário Nacional] Encontro termina destacando valor do conhecimento como condição para profissionalismo

Segunda-feira, 9 de novembro de 2015.

Evento reuniu cerca de 120 Agentes de Segurança Judiciária, em Brasília, para aprimoramento profissional e debates sobre temas de interesse da categoria.

Terminou neste sábado, 7, o IX Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário da União. Promovido pela Agepoljus, o seminário foi mais uma oportunidade que Agentes de Segurança Judiciária de todo o País, aprimorassem ainda mais suas habilidades para o exercício da função. Realizado entre os dias 5 e 7 de novembro no Carlton Hotel, em Brasília, o seminário contou com cerca de 120 inscritos que participaram das palestras e disciplinas ministradas por especialistas.

No último dia do evento as atividades foram iniciadas pelo Agente de Segurança Judiciária da Justiça federal do Distrito Federal, Hipólito Cardozo. Especialista em situações de contato físico, Cardozo abordou o tema Uso seletivo da força na realidade do Judiciário. Destacando a importância da formação para o ASJ no exercício da função, o instrutor traçou um paralelo entre a realidade de hoje e a que ele próprio encontrou quando chegou ao Judiciário em 1999.

Na visão do instrutor, a evolução pela qual passou a categoria até atingir o atual estágio de profissionalismo, foi conseguida através de reciclagem e aprimoramento sempre. Estas são condições que ele destaca para gerar excelência no desempenho da atividade e polir a maior ferramenta do ASJ: a cordialidade.

O último palestrante dentro da programação do IX Seminário Nacional foi Maurício Viegas, especialista em Inteligência Estratégica e instrutor da Escola de Administração judiciária, com a disciplina Atividade de Inteligência no Judiciário.

Viegas iniciou sua participação destacando o papel da Agepoljus no trabalho de qualificação e aprimoramento da categoria. Ele ainda teceu elogios à qualidade das palestras e ao nível dos palestrantes. Em sua abordagem, o instrutor abordou os processos de produção e proteção do conhecimento nas unidades do Judiciário, traduzidas pelos relatórios de inteligência. Outro ponto abordado pelo palestrante foi a necessidade do aprimoramento da segurança dos dados estocados em meio virtual.

Ao final das palestras o diretor de Qualificação da Agepoljus agradeceu a participação dos Agentes de Segurança Judiciária e informou que a associação tenta viabilizar, para 2016, a realização de um curso na área de inteligência, com duração de 360 horas, utilizando-se inclusive, de Ensino a Distância (EAD).

Ações

A última atividade ficou por conta do advogado Rudi Cassel, que posicionou os associados em relação à tramitação das ações propostas pela Agepoljus. O relatório de andamento das ações – propostas exclusivamente em nome dos associados da Agepoljus e que ainda permanecem nos quadros da entidade –  pode ser acessado aqui

Esclarecimentos

O IX Seminário Nacional da Agepoljus foi encerrado pelo presidente da Entidade, Edmilton Gomes. Antes, porém, Edmilton lembrou aos participantes do seminário que a ida da Agepoljus ao STF em meio a Campanha Salarial deste ano dos servidores do Judiciário Federal, foi atendendo a um convite da presidência do Supremo. E mais, em nenhum momento – hoje ou no passado – a Agepoljus negociou com quem quer que fosse, o Plano de Cargos e Salários da Categoria.

As fotos do IX Seminário Nacional da Agepoljus podem ser visualizadas na página da entidade no Facebook (aqui) ou na Galeria de Fotos no site da Associação (aqui).

Luciano Beregeno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *