GRUPO DE SEGURANÇA OPERACIONAL DO TRF5 TERÁ ARMAMENTO A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA
Sexta-feira, 16 de novembro de 2018.
O Grupo de Segurança Operacional (GSO) do TRF5 terá armamento nas atividades do dia a dia, a partir da próxima segunda-feira (19), com os Agentes de Segurança integrantes passando para a situação de sobreaviso.
De acordo com a Normatização determinada pelo Tribunal, para os demais Agentes que possuem porte de arma e desempenham a segurança institucional, o uso do armamento será aplicado de forma progressiva no serviço de escala do plantão noturno, de finais de semana e feriados e, posteriormente, em todos os servidores de escala e expedientes, que são cumpridos no período de 24 horas, após a conclusão sem registros de ocorrências das etapas anteriores.
Em salas de audiência e serviço interno, o Agente de Segurança também utilizará, desde que certificado, o Dispositivo Elétrico Incapacitante.
Ainda segundo a norma, as Seções Judiciárias poderão adequar o uso da arma de fogo conforme as necessidades e peculiaridades, “levando em consideração a fragilidade da segurança dos Agentes; o grau de risco e vulnerabilidades identificados nas inspeções e fiscalizações realizadas”.
Outra determinação é a de que o Supervisor de Segurança estabeleça a quantidade de armas e acessórios que serão utilizados pelos Agentes em serviço, estabelecendo rodízio mensal e manutenção periódica quinzenal através dos servidores capacitados e habilitados em cursos especializados.
A Normatização também estabelece o treinamento periódico para que o Agente de Segurança se mantenha atualizado e com atitudes preventivas e corretivas na utilização do armamento durante a execução da atividade.
A AGEPOLJUS disponibiliza o normativo do TRF5 na aba “Notícias Exclusivas” da Área Restrita para associados. CLIQUE AQUI para acessar.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo