CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA COMBATE FAKE NEWS SOBRE JUDICIÁRIO

Terça-feira, 02 de abril de 2019.

No dia da mentira, lembrado neste 1º de abril, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma campanha na internet para combater as notícias falsas (fake news), com a hashtag #FakeNewsPerigoReal, depois de o Poder Judiciário ser alvo, nos últimos meses, de uma série de críticas incluindo informações falsas disseminadas pelas redes sociais.

“A popularização das redes sociais e a disseminação de boatos e falsas notícias têm um impacto real e imediato na sociedade, como a destruição de reputações, prejuízos financeiros e até mesmo a morte. Esta ação pretende alertar a sociedade sobre os riscos do compartilhamento das fake news e suas consequências fora do mundo virtual”, diz o texto que descreve a campanha.

Além da campanha online, CNJ e STF preveem parcerias com agências de checagem de fatos para desfazer rapidamente boatos sobre o Judiciário. Na internet, serão veiculadas peças sobre o perigo causado por notícias falsas. A campanha chama a atenção também para notícias verdadeiras, mas antigas, sendo compartilhadas fora de contexto, incentivando os cidadãos a, na dúvida, não repassar a informação.

Pela mobilização do CNJ, está previsto um calendário de ações até setembro. Paralelamente, o órgão lançará também a campanha #AquiTemJustiça com o objetivo de divulgar ações e decisões judiciais que beneficiaram os cidadãos.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com o CNJ