Agepoljus apresenta estudo para melhoria da Segurança Judiciária no CJF e Justiça Federal

Quinta-feira, 30 de outubro de 2014.

Luciano Beregeno

O presidente da Agepoljus, Edmilton Gomes, acompanhado pelos diretores Darney Augusto Bessa (Administrativo), Antônio Wálker Silva Matos (Jurídico) e Flávio Bosco Farias Di Mambro (Qualificação e Treinamento), se reuniu na tarde desta quarta-feira, 30, com o secretário-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), Erivaldo Ribeiro dos Santos. O motivo foi repassar ao órgão um estudo elaborado pela Agepoljus com sugestões de atos normativos para tornar efetivos, os serviços de segurança nos órgãos do CJF. Também o Agente de Segurança Cláudio Oliveira Nascimento, esteve presente.

As propostas entregues ao secretário-geral são um consolidado acerca da atuação da Segurança Judiciária no Conselho da Justiça Federal, que traz ainda sugestões de alteração de normas, para melhor desenvolvimento do serviço. É o caso das resoluções 72/2009 e 79/2009. Na primeira, sobre a aquisição de veículos oficiais e, na segunda, tratando da padronização das ações de segurança nos órgãos de primeiro grau, impedindo a interferência indevida de servidores administrativos nas questões de segurança dos magistrados.

Outra sugestão apresentada no documento é a criação do Sistema de Segurança Institucional da Justiça Federal, nos limites do CJF e da Justiça Federal de primeiro e segundo graus.

Na avaliação de Edmilton Gomes, as sugestões apresentadas pela Agepoljus trarão uma significativa melhoria nas práticas e procedimentos de Segurança no CJF. “Foi um estudo elaborado com muita competência e que atende perfeitamente às necessidades de ajustes no sistema de segurança do Conselho”, disse.