AGENTES DE SEGURANÇA CONCLUEM CURSO DE TÁTICA PRISIONAL EM AMBIENTE REAL DE UM PRESÍDIO REBELADO

Terça-feira, 30 de janeiro de 2018.

Dois Agentes de Segurança do Poder Judiciário da União e cerca de 80 agentes penitenciários participaram, no último final de semana, do curso de Intervenção Tática Prisional e Sobrevivência Administrativa, realizado pela Team Six Brazil na cidade de Campo Grande/MS.

Agentes de outros estados e do Paraguai também participaram da qualificação.

O treinamento, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de janeiro, contou com aulas práticas e teóricas. As aulas foram sobre gerenciamento em momento de crise e sobrevivência administrativa, procedimentos de imobilização com algemas, maneabilidade de armas longas e escudo, além de técnicas de intervenção prisional.

De acordo com o presidente da Team Six Brazil, Basílio Machado de Souza, entre os equipamentos disponíveis durante o treinamento, os Agentes tiveram armamentos simulacros, que se assemelham a uma arma real. “A novidade é o módulo de Sobrevivência Administrativa, em que o aluno teve conhecimento das questões burocráticas de procedimentos administrativos que ele tem que tomar, para cumprir a missão dele e dar o respaldo necessário para a instituição”, destaca.

Já o módulo de Intervenção Tática Prisional teve a simulação de invasão em um presídio rebelado; além de abordagens e imobilizações prisionais, para demonstrar como conter um preso com segurança, respeitando as normativas dos Direitos Humanos.

Segundo o conselheiro fiscal da AGEPOLJUS, Edilson Ricardo, que participou do treinamento por suas próprias expensas e iniciativa, “o diferencial do curso foi utilizar um ambiente real, que foi uma penitenciária que ainda não foi inaugurada, para que os participantes tivessem a percepção de um presídio rebelado e demais situações de crise. A proposta foi aplicar na prática a experiência de enfrentamentos vivenciados dentro das unidades prisionais”, conta.

A Associação, através da Diretoria de Qualificação e Treinamento, é parceira da Team Six Brazil e realizou o sorteio de uma vaga para um associado participar do curso. Assim, além do conselheiro fiscal Edilson Ricardo, o Agente de Segurança que esteve no treinamento foi o colega Maurício Luccas Correia, contemplado pelo sorteio.

Ao final, ambos receberam o certificado de conclusão emitido pela empresa e um brevet emborrachado “Operações Especiais”.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo