AGENTES DE POLÍCIA DO TJDFT PARTICIPAM DE CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA INSTITUCIONAL PROMOVIDO PELO MPDFT

Dois Agentes de Polícia Judicial do TJDFT participaram, entre os dias 16 e 22 de novembro, do I Curso de Gestão em Segurança Institucional promovido pelo Ministério Público da União (MPU), Ministério Público do DF, Procuradoria-Geral de Justiça e Secretaria de Segurança Institucional.

Entre os temas abordados na qualificação, os Agentes Anderson Ferreira da Silva (atual conselheiro fiscal da AGEPOLJUS) e Jeferson de Oliveira Dantas tiveram conhecimentos sobre planejamento da segurança institucional, gestão de treinamentos voltados a segurança, gestão de informação, introdução a gestão e análise de riscos, doutrina da segurança institucional e metodologia de análise de riscos de segurança e inteligência.

Para Ferreira, no intuito de dar cumprimento à Resolução 344 no CNJ, buscando nivelar o conhecimento dos Policiais Judiciais, tanto as Cortes como o próprio CNJ têm envidado esforços para formar turmas para participar de cursos com uma grade curricular adequada aos novos desafios impostos na rotina dos Policiais Judiciais. “No entanto, não é comum vermos iniciativas para montagem de cursos com grades específicas para gestores das unidades de policiamento pelo menos no Judiciário. Esses gestores, assim como os agentes, também necessitam de uma capacitação que proporcionem a eles o acesso a ferramentas que sejam compatíveis com o maior nível de exigência nas execuções de atividades operacionais e também administrativas”, afirma.

O conselheiro da AGEPOLJUS explica que, nesse momento, o MPDFT passa por uma reestruturação onde serão criadas unidades gerenciais da área de Segurança Institucional nas diversas Promotorias situadas nas cidades satélites por todo o Distrito Federal. “O curso foi voltado especificamente para Gestores de Segurança institucional, planejado e coordenado pela equipe da Secretaria de Segurança Institucional nas pessoas do Cel. Carlos Alberto Alves Lemes, atual Secretário de Segurança Institucional do MPDFT, Jeisson Antônio da Silva, Assessor de Treinamento, Capacitação e Desenvolvimento de Doutrina da SSI e Ramon de Araújo Oliveira Assunção, Assessor de Planejamento, Modernização e Inovação”.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *