AGENTES DA POLÍCIA JUDICIAL DO TRF-3 E DA JFSP PARTICIPAM DE TREINAMENTO DE ARMAMENTO E TIRO

Agentes de Polícia Judicial da Secretaria de Segurança Institucional (SSEG) do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e da Seção Judiciária de São Paulo (SJSP) participaram, de 26 de junho a 7 de julho, de um treinamento de armamento e tiro. A qualificação foi realizada na Academia da Secretaria Administração Penitenciária, em Franco da Rocha/SP.  

O curso foi coordenado pela SSEG e pela Divisão de Segurança Institucional da SJSP (DISE) e contou com instrutoria de agentes da Polícia Federal e do Agente de Polícia Judicial da 3ª Região Márcio Ferrão. 

O evento faz parte de programa continuado de capacitação dos Agentes da Polícia Judicial da Justiça Federal da 3ª Região e atende às diretrizes da Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário.  

“A instrução é uma exigência prevista em lei e regulamentos, tendo, por objetivo, a concessão de Atestado de Capacidade Técnica, documento necessário para expedição do porte de arma de fogo”, ressaltou o diretor da SSEG, Guilherme de Castro Almeida.  

Treinamento  

O curso contou com a participação de 15 alunos, sendo 12 da SJSP; um do TRF3 e dois da Secretaria de Administração Penitenciária, e teve o objetivo de habilitar os Agentes da Polícia Judicial para o porte institucional de arma de fogo.  

A carga horária foi de 36 horas-aula, divididas em instruções teóricas e práticas. As atividades incluíram demonstração de procedimentos de segurança, manuseio de armamento e técnicas de tiro. Ao final, uma prova prática foi aplicada.     

Para Rodney Baurich Cabral de Souza, foi a primeira experiência com armas em 30 anos de Justiça Federal. “Percebi uma evolução a cada dia e venho me superando desde então”, afirmou.   

Adilson Bellini enfatizou o aprendizado com a presença de técnicas e práticas novas. “Sempre temos algo a aprender, mostrar e acrescentar à Justiça”, disse.   

Mário Henrique Garrido falou da admiração pela carreira policial e da possibilidade de contribuir com a corporação. Para o agente, o curso excedeu as expectativas e agregou conhecimento à sua formação.  

O instrutor do curso Márcio Ferrão, que também faz parte da Polícia Judicial da 3ª Região, mencionou a importância do treinamento para que o uso da arma dentro de um fórum seja feito com segurança. “Buscamos o manuseio correto e, caso haja necessidade de utilização, que seja com precisão e eficiência”, pontuou.   

A AGEPOLJUS parabeniza todos os Agentes que participaram do treinamento e a Administração do TRF-3 pelo empenho na qualificação dos Policiais Judiciais, garantindo maiores atribuições para a segurança institucional.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com o TRF3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *