TRT/SC INAUGURA ESTANDE DE TIRO VIRTUAL PARA REFORÇO DA SEGURANÇA INSTITUCIONAL

O TRT da 12ª Região (SC) inaugurou, na quarta-feira (29), um estande de tiro virtual para o reforço da segurança institucional da Corte.

O equipamento foi instalado no ático do edifício central do Tribunal, em Florianópolis. A inauguração contou com a presença do presidente, desembargador José Ernesto Manzi, do diretor da Secretaria de Segurança Institucional (SSI), Claudionor da Silva, e do desembargador Amarildo Carlos de Lima, empossado nesta sexta-feira (1º) como presidente do TRT.

Durante a inauguração, o Desembargador Manzi ressaltou as vantagens de haver uma polícia especializada como a Polícia Judicial (PJ), treinada para atuar especificamente em ambientes confinados, diferente do que ocorre hoje com as demais polícias, como a militar, que possuem uma orientação para a abordagem em ambiente externo. “Um policial judicial antes de dar o seu primeiro tiro real, tem que dar mil tiros em um equipamento como esses”, ressaltou o presidente ao evidenciar algumas particularidades do treinamento dos servidores.

O equipamento de simulação possibilita a adaptação na própria arma do policial judicial, permitindo que o agente se habitue à mira, peso e recuo. Além das simulações estáticas, estão disponíveis para o corpo de policiais judiciais do TRT-12 vídeos com situações dinâmicas e uma de abordagem com arma branca, como por exemplo faca ou lâminas.

O instrutor de tiro Luciano Claudio Figueiredo Rafael também participou da cerimônia e procedeu demonstrações com situações estáticas, em movimento, abordagens em ambientes como garagens de edifícios e com pessoas no interior de veículos. Alguns servidores da SSI puderam testar o equipamento na ocasião.

Homenagem

Na oportunidade, o diretor da SSI e Agente de Polícia Judicial, Claudionor da Silva, fez a entrega de uma placa ao presidente José Ernesto Manzi em reconhecimento ao apoio prestado por sua gestão à área da segurança institucional.

No período em que o desembargador esteve à frente da Administração do TRT, uma série de medidas para a adequação e fortalecimento da PJ foram implementadas, de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Importante ressaltar que a AGEPOLJUS promoveu, no último mês de setembro, o Encontro de Gestores e o II Congresso Nacional dos Agentes de Polícia Judicial em Florianópolis, onde foram debatidos os principais temas de interesse da Polícia Judicial de todo o país. Na ocasião, os Desembargadores presentes ressaltaram a importância e a valorização da segurança institucional do PJU.

A AGEPOLJUS parabeniza a Administração do TRT-12 pela instalação do estande de tiro para o aprimoramento das técnicas dos policiais judiciais do Regional.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com o TRT-12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *