TRT/RJ TERÁ 100% DE COBERTURA POR VIDEOMONITORAMENTO DE PONTA

Sexta-feira, 1º de outubro de 2021

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) terá, até o final deste ano, 100% de cobertura de videomonitoramento de ponta. A previsão é que até dezembro todas as unidades do Tribunal possam contar com o Circuito Fechado de TV (CFTV), um sistema que funciona em tempo integral de captação e retenção de imagens feitas por câmeras digitais e alarmes com sensores de presença. A instalação, realizada por uma empresa terceirizada, possibilitará a vigilância por meio de monitores e sensores conectados a uma rede central.

Atualmente, o TRT/RJ dispõe de sistema CFTV somente em três prédios da capital. Os depósitos e arquivos da capital, bem como as unidades do interior dispõem somente de sistema de monitoramento remoto por central de alarmes e sensores de presença. A instalação do CFTV nos locais que hoje encontram-se descobertos vai possibilitar um reforço da segurança nessas localidades.

Na capital, o monitoramento das imagens é feito pelo Centro de Controle e Monitoramento Integrado (CCMI), instalado no prédio-sede no final de 2019. Já no interior, a empresa contratada para fazer a instalação do CFTV ficará responsável por monitorar as imagens, tendo a atuação acompanhada e fiscalizada pela Coordenadoria de Policial Judicial. Os agentes de polícia judicial lotados nas localidades atendidas pela contratação poderão acessar as imagens por monitor e até mesmo por meio de um aplicativo de celular. No CCMI do prédio-sede, também será possível ter acesso real e integral às imagens captadas em toda a jurisdição do TRT/RJ. “Essa expansão do sistema é uma meta planejada quando foi instalado o Centro de Monitoramento e que felizmente vamos conseguir concretizar ainda este ano”, reforça o diretor-geral do TRT/RJ, Luis Felipe Carrapatoso Peralta da Silva.

Com equipamentos considerados os mais modernos do mercado, o sistema de monitoramento por câmeras tem papel fundamental nas estratégias e políticas da segurança do Regional fluminense, contribuindo com o controle de acesso de pessoas, mercadorias e veículos, prevenção e/ou detecção rápida de possíveis sinistros, tais como furtos. “Isso vai trazer mais segurança às pessoas que transitam pelas áreas monitoradas, possibilitando também um aprimoramento dos procedimentos internos do nosso setor”, observa o gestor da Coordenadoria de Polícia Judicial, Jedaías Ferreira.

A expansão do sistema está em consonância com resoluções do Conselho Nacional de Justiça (nº 291/2019) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (nº 175/2016), que dispõem sobre as atividades de segurança institucional no âmbito do Poder Judiciário.

A partir desta sexta-feira (1º), passa a vigorar a Resolução Administrativa nº 19/2021 que alterou a estrutura das unidades de Segurança Institucional e regulamentou a Polícia Judicial no âmbito do TRT/RJ.

Entre as mudanças trazidas pela Resolução está a transformação da Coordenadoria de Segurança (vinculada à Diretoria-Geral) em Coordenadoria de Polícia Judicial, que passa a ser subordinada à Assessoria de Segurança Institucional, vinculada à Presidência.

Fonte: TRT-1