TRT-20 SEDIA I ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES DE POLÍCIA JUDICIAL DOS TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO
O TRT da 20ª Região em Aracaju (SE) sediou, nos dias 27 e 28 de julho, o I Encontro Nacional de Gestores de Polícia Judicial dos Tribunais Regionais do Trabalho. Promovido pela Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), o evento foi uma realização conjunta com os desembargadores presidentes membros da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). A abertura do evento foi realizada pelo presidente do TRT-20 e da CPSI, desembargador José Augusto do Nascimento e pela presidente do TRT da 9ª Região (TRT-9) e do Coleprecor, Ana Carolina Zaina. Em seguida, o Coral da 20ª Voz fez uma apresentação de boas-vindas aos participantes do Encontro.
Segundo a desembargadora Ana Carolina Zaina, a Polícia Judicial deve agir de forma preventiva. “Não desejamos esperar nenhum incidente para que possamos agir. Então, este evento visa debater e verificar o estado da arte da Justiça do Trabalho em todo Brasil, no tema da segurança institucional, e traçarmos, nós do Colégio de Presidentes e Corregedores, além de um diagnóstico que já foi feito pelo CNJ, aquilo que precisamos em termos de orçamentos, de capacitação e de quadro de servidores, de modo a podermos levar à Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Eu sei que é um anseio de muitos, ao menos meu, que haja um mundo melhor no quadro de urgências da Polícia Judicial com um incremento de orçamento”, acrescentou a presidente do Coleprecor.
No primeiro dia do Encontro Nacional de Gestores de Polícia Judicial dos Tribunais Regionais do Trabalho, foram debatidos temas como “A importãncia da Polícia Judicial nos TRTs”, “A criação da CPSI (Estatuto do Coleprecor)”, “Regulamentação Aplicável à Polícia Judicial – Normas do CNJ, do TST, do CSJT e dos TRTs”, “A formação de agentes de Polícia Judicial”, “A formação do Agente de Polícia Judicial – A Experiência do TRT-6” e a “A Polícia Judicial e o TST/CSJT”.
Já na sexta-feira (28), último dia do Encontro, os participantes tiveram uma palestra ministrada pelo diretor da Secretaria de Segurança do TRT-9, Jocemar Pereira da Silva, com o tema “A Atividade de Inteligência e Contrainteligência na Segurança Institucional dos TRT´s”, e, em seguida, da Mesa Redonda: Boas Práticas na Segurança Institucional dos TRT’s e TST”, presidida pelo desembargador José Augusto do Nascimento.
Na ocasião, a presidente do Coleprecor, desembargadora Ana Carolina Zaina, fez agradecimentos aos policiais judiciais pelos excelentes trabalhos prestados para garantir a segurança institucional dos TRT’s e informou que a coordenação da Comissão de Segurança e Inteligência Institucional dos Tribunais do Trabalho será vinculada à Presidência do Coleprecor para que possa haver força nos trabalhos realizados pelos agentes policiais judiciais e o suplente desta Comissão será vinculado à Presidência da CPSI.
“Assim, trabalharemos todos irmanados, de modo fraterno, para que possamos levar a todos os presidentes e corregedores membros do Colégio, não só os anseios e as expectativas da categoria, como também o que foi deliberado pelos senhores agentes da polícia judicial como essencial, para ser encaminhado primeiro à CPSI e depois à Presidência do Coleprecor que, por sua vez, informará a seus membros. Penso que isto nos fortalece e engrandece e vai permitir que, através das Comissões dos Tribunais de Segurança e Inteligência, as Presidências dos Regionais implementem seus eixos de segurança”, destacou a desembargadora Ana Carolina.
Fonte/foto: TRT-20