Trabalho da AGEPOLJUS em Pernambuco

22.10.2007-Categoria discute Encontro de Agentes no Nordeste e apresenta reivindicações a Presidentes de Tribunais

BRASÍLIA 22/10/2007 – O Encontro de Agentes realizado em Pernambuco, na sexta-feira, reuniu os servidores e a direção do Sindicato para discutir os projetos sobre porte de armas, Polícia Judicial e outros temas. A AGEPOLJUS propôs à Presidente do SINTRAJUFE/PE, Jackeline Albuquerque, a realização do Encontro de Agentes de Segurança da Região Nordeste. A Presidente afirmou que o evento pode ser promovido  no primeiro semestre do próximo ano.

A reunião com o Deputado Raul Jungmann foi adiada, pois o parlamentar precisou fazer uma viagem de última hora, mas os agentes expuseram ao chefe de gabinete do parlamentar que a categoria possui porte de arma – mostrando as resoluções emitidas pelos órgãos –, porém concedidos de forma despadronizada. O chefe de gabinete afirmou que o deputado marcará uma reunião com os Agentes assim que chegar à Brasília.

Nesta tarde, o Presidente da AGEPOLJUS se reuniu com o Presidente do TRF5, Desembargador José Baptista de Almeida Filho. O Magistrado falou da importância que o tema segurança requer. Para ele, não há como pensar no Tribunal sem uma segurança adequada. O Desembargador afirmou que TRF5 busca modelos em outros tribunais e no CJF para implantar um serviço de qualidade antes da chegada da Polícia Judicial. O Presidente do Tribunal também atentou para o aumento no valor das diárias dos Agentes, que considera injusto, e pediu para a categoria se envolver no tema.

Em seguida, o Presidente da AGEPOLJUS se reuniu com o Diretor de Foro da JF, Juiz Federal Frederico José Pinto de Azevedo. O Diretor recebeu as reivindicações da AGEPOLJUS e disse estar dando apoio à categoria. O Tribunal concedeu a dois conjuntos de traje social para os Agentes do Tribunal, que já realizaram curso psicotécnico, preparatório para uso de arma de fogo. O Diretor de Foro afirma que não é simpático ao uso de armas, mas apóia a capacitação.

No final da tarde, houve ainda um encontro com os Agentes de Segurança do TRT..