Tiroteio no fórum acaba em morte

19.5.2009-Fonte: Gazeta do Povo (PR)

Publicado em 19/05/2009 | Gladson Angeli e João Varella

A tentativa de resgate de um preso, de dentro do Fórum de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, terminou com uma pessoa morta na tarde de ontem. Willam Lopez Clausen, de 27 anos, invadiu o fórum armado e tentou libertar Vanderlei da Silva. Houve tiroteio. Baleado, Clausen chegou a ser levado a um pronto-socorro, mas morreu.

Silva foi preso na saída de um motel acompanhado de uma menor em setembro do ano passado. O casal comemorava o assalto a um posto de combustíveis.

Ontem, Silva foi levado ao fórum para uma audiência. Ele responde processo por corrupção de menores, roubo, tráfico de drogas e falsidade ideológica. De acordo com a polícia, por volta das 15 horas, Silva aguardava para se ouvido quando houve a tentativa de resgate.

Clausen rendeu um dos policiais enconstando um revólver na nuca dele. Ao perceber isso, outro policial reagiu e trocou tiros com o Clausen em um corredor do Fórum. Clausen recebeu dois tiros no peito.

Após a tentativa de resgate, Silva foi encaminhado de volta ao Centro de Triagem de Piraquara, também na região metropolitana da capital. O fórum ficou fechado durante o resto do dia.

De acordo com o chefe de investigação da Delegacia de São José dos Pinhais, Roberto de Miranda, contra Clausen havia três mandados de prisão expedidos no interior do estado. Silva, o policial militar rendido e o que baleou Clausen estão ilesos.

A matéria pode ser vista neste link