Supremo abre nesta sexta-feira o Ano Judiciário de 2008

Fonte: STF

Hoje (1°), às 10h, terá início o Ano Judiciário de 2008 em cerimônia a ser realizada no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Na sessão solene, estarão presentes os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Congresso Nacional, senador Garibaldi Ramos, recebidos pela presidente do STF, ministra Ellen Gracie. Os presidentes dos Três Poderes discursam na cerimônia.

Também participarão da solenidade o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, o Ministro da Justiça, Tarso Genro, e presidentes dos Tribunais Superiores. A sessão será conduzida pela presidente da Corte.

A abertura do Ano Judiciário, com a participação dos chefes dos Três Poderes, reforça a relação harmônica entre Executivo, Legislativo e Judiciário, estabelecida pela Constituição Federal. O STF instituiu a solenidade em 2004, por meio da Resolução nº 279/2003, de iniciativa do presidente da Suprema Corte, representando a abertura dos trabalhos da Justiça em todo o País. Antes, o Ano Judiciário era inaugurado apenas com uma sessão simples de cada tribunal.

A sessão será transmitida ao vivo pela TV Justiça e pela Rádio Justiça.