SERVIDORES FEDERAIS REALIZAM ATO EM BRASÍLIA POR RECOMPOSIÇÃO SALARIAL

Quinta-feira, 17 de março de 2022

Servidores federais organizaram, na manhã desta quarta-feira (16), um ato em Brasília para retomar a demanda da recomposição salarial de 19,9%, o acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde o começo do governo Jair Bolsonaro.

O ato foi organizado pelo Fórum da Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que reúne as principais centrais sindicais e associações do funcionalismo federal, a partir de uma pauta unificada pela recomposição.

De acordo com cálculos do Paulo Roberto Lindesay, da Executiva Nacional da Associação dos Funcionários do IGBE, o reajuste de 19,9% a todos os servidores poderia ter sido aplicado ainda dentro do orçamento de 2021.

Ele aponta, com base em dados da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento, até dezembro de 2021, o custo com despesas de pessoal representava 21,7% da receita líquida da União.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo federal pode gastar até 37,9% da receita líquida com pessoal, o que permitira um gasto a mais de R$ 171 bilhões. Para aplicar o reajuste de 19,9%, seriam necessários apenas R$ 45,9 bilhões.

Fonte: Portal Extra