SENADORES COBRAM DA CÂMARA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE SUSPENDE PAGAMENTO DOS CONSIGNADOS

Quarta-feira, 02 de setembro de 2020

Os senadores cobram da Câmara dos Deputados a votação do projeto de lei que suspende o pagamento do crédito consignado durante a pandemia. Aprovado em 18 de junho no Senado, o PL 1.328/2020 adia para o final do contrato a quitação dessas parcelas sem a cobrança de juros e a inscrição do nome do cliente em cadastros de inadimplentes.

A medida alcança quem recebe benefícios previdenciários, servidores e empregados públicos e do setor privado, ativos e aposentados.

Autor da proposta, o senador Otto Alencar (PSD/BA) ressaltou, durante a sessão remota na quinta-feira (27), que ela foi aprovada há mais de dois meses no Senado e que a Câmara até agora não colocou a matéria para apreciação. O senador destacou que os bancos somam 82% do mercado brasileiro, e que, com isso, “eles atuam como poder invisível para, de alguma forma, impedir a votação”.

O senador disse ainda que os novos empréstimos consignados estão sendo realizados com três ou quatro meses de isenção, sem pagamentos. E, dessa maneira, “a Câmara e nem os bancos têm desculpas para não colocar o projeto em votação”.

Para Dário Berger (MDB/SC), a suspensão do pagamento de parcelas dos empréstimos consignados é um “grande passo de bom senso e justiça social” no momento de calamidade pública. O senador é autor de uma proposta com o mesmo teor, o PL 2.757/2020.

“Espero que o presidente [da Câmara] Rodrigo Maia atenda o nosso apelo e paute já nos próximos dias essa proposta. Certamente vai ajudar milhões de brasileiros e dar um fôlego financeiro aos aposentados e pensionistas que viram suas rendas despencarem e suas despesas aumentarem, tendo em vista que muitos precisaram ajudar suas famílias, filhos e netos atingidos pela crise”, disse.

“Os aposentados e pensionistas, na grande maioria, ajudam a sustentar toda a família. Arcam com a maior parte das despesas, socorrendo filhos e netos. Alimentação, vestuário, escola, transporte, remédios, luz, gás, entre outros. O PL 1.328/2020, já aprovado pelo Senado, vai beneficiar essas pessoas com a suspensão dos pagamentos por 120 dia. O Senado fez sua parte. Agora é a Câmara que precisa, o mais rápido possível, apreciar o projeto”, destacou o senador Paulo Paim (PT/RS).

Para Esperidião Amin (PP/SC), a suspensão do pagamento de consignados não vai gerar prejuízo para os bancos. “Os bancos já estão oferecendo esses quatro meses para novas operações, então não faz sentido, é inexplicável a retenção pela mesa da Câmara dos deputados desse projeto. Coloque em votação. Ajude para que esse dinheiro circule, sem qualquer prejuízo ao sistema financeiro. Isso pode e deve ser feito” ressaltou, em entrevista à Rádio Senado.

Fonte: Senado Federal, editado por Caroline P. Colombo