SEMINÁRIO SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS RELACIONADOS AO TRABALHO SERÁ TRANSMITIDO AO VIVO PELO CANAL DO CSJT NO YOUTUBE

Terça-feira, 17 de outubro de 2017.

A quarta edição do Seminário Internacional Trabalho seguro terá transmissão ao vivo pelo canal do CSJT no Youtube. O evento é uma promoção do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e será realizado a partir desta quarta-feira (18).

Juristas, médicos, acadêmicos e especialistas debaterão os transtornos mentais relacionados ao trabalho. Segundo a coordenadora Nacional do Programa Trabalho Seguro, ministra Maria Helena Mallmann, a transmissão ao vivo é necessária em virtude do interesse cada vez maior das pessoas por um tema de tanta relevância. “Tendo em vista a importância do evento e que nem todos têm disponibilidade financeira e de tempo para vir a Brasília, a organização do evento decidiu que o Seminário será transmitido ao vivo”, destacou.

O tema vem sendo trabalhado pelo Programa de Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho desde 2016 com o objetivo de detectar as causas e desenvolver a prevenção para esses tipos de enfermidades. Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015 ressaltam a importância da adoção de medidas para a identificação da natureza acidentária dos transtornos mentais ou comportamentais. De acordo com as estatísticas, o número de auxílios-doença concedidos em razão deste tipo de moléstia subiu, de 2006 para 2007, de 615 para 7.695 e, no ano seguinte, passou para quase 13 mil. No total, de 2004 a 2013, há um incremento da ordem de 1.964% para esta concessão.

Ainda de acordo com a pesquisa, a alta demanda de trabalho, o desequilíbrio entre esforço e recompensa, a dedicação exclusiva ao ofício e o assédio moral, que abrange humilhações, perseguição e agressões verbais, são os principais fatores que prejudicam a saúde mental no ambiente corporativo.

Seminário

O evento será realizado no plenário Arnaldo Lopes Süssekind do TST, em Brasília. Aberto ao público e com inscrições gratuitas, a expectativa é receber além de juristas, que se deparam cada vez mais com processos desta temática, a comunidade médica e de psicologia, acadêmicos e demais interessados na área.

As inscrições ainda estão abertas.

Confira a programação.

Fonte: CSJT