SEGUNDA TURMA DE AGENTES DA POLÍCIA JUDICIAL DO TRF-5 RECEBE TREINAMENTO EM KRAV MAGA

A segunda turma de Agentes de Polícia Judicial do TRF-5 encerrou, nesta sexta-feira (10), o “Curso de Defesa Pessoal para Profissionais de Segurança Patrimonial e Segurança Pessoal (VIP) – Krav Maga”. Segundo o Tribunal, os policiais que não tiveram oportunidade de participar da primeira turma, em agosto, receberam treinamento durante toda a semana, com os professores da Federação Sul-americana de Krav Maga, Thiago Lopes e Ioav Lichtenstein (filho do precursor do Krav Maga na América do Sul, mestre Kobbi Lichtenstein). 

A aula prática de encerramento aconteceu no estacionamento da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe) e nas dependências do edifício-sede do TRF5, com o objetivo de reproduzir cenários de possíveis ataques a servidores(as), magistrados(as) e ao patrimônio da Corte. Durante o curso, os alunos aprenderam técnicas da defesa pessoal israelense, incluindo noções básicas de proteção individual, segurança patrimonial e proteção de autoridades. Segundo o diretor de Segurança Institucional do TRF5 em exercício, Marcos Maia, a intenção do Tribunal é, futuramente, realizar o treinamento de forma periódica.   

Para o agente Rafael Barbosa, o tipo de técnica apresentada é de fundamental importância para Polícia Judicial. “Aprendemos a lidar com situações de perigo, sem precisar recorrer a arma de fogo. Sinto-me muito mais preparado depois do curso”, afirmou.  Já para o policial Halisson Fernando, que há cinco anos é praticante de Kick Boxing, cada arte marcial tem sua peculiaridade, e o Krav Maga permite uma resposta rápida do agente, sem que ele descuide do objetivo principal, que é a proteção da autoridade.  

O Krav Maga 

A técnica foi criada na Segunda Guerra Mundial, pelo Exército Israelense, e tem sido difundida em vários países, desde então. Em 1990, foi trazida para o Brasil, pelo mestre Kobi Lichtenstein. Em Pernambuco, a modalidade completa 17 anos. 

Fonte: TRF-5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *