RODRIGO MAIA DIZ QUE REFORMA DA PREVIDÊNCIA SÓ SERÁ PAUTADA QUANDO HOUVER VOTOS: OPOSIÇÃO OBSTRUI PAUTA CONTRA A REFORMA

Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reafirmou nesta quarta-feira (13) que a proposta de reforma da Previdência (PEC 287/16) só será pautada em Plenário quando contar com os votos para a aprovação – são necessários pelo menos 308, em dois turnos.

Segundo Maia, o relator da comissão especial que analisou a proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS/BA), vai ler o texto em Plenário nesta quinta-feira (14) e, caso não seja confirmada a votação para a próxima semana, a discussão será retomada em fevereiro.

“Acho que 330 [parlamentares favoráveis] é um bom número para ir a voto, para ter uma margem de segurança, mas pode ter certeza de que, quando eu der uma data, a reforma será aprovada”, disse o presidente da Câmara.

Oposição coloca em prática obstrução à pauta contra a reforma

Os partidos contrários ao governo Temer obstruíram a pauta do Plenário da Câmara para marcar posição contra a reforma da Previdência e impedir o avanço de propostas de interesse do governo.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) reafirmou que o partido só aceita levantar a obstrução se o governo desistir de votar a reforma previdenciária. “Vamos obstruir sim. Ou tiram a reforma da Previdência ou não vamos votar nada”, disse. Ela afirmou que a proposta do governo para mudar as regras de aposentadoria vai prejudicar os trabalhadores.

“O problema da Previdência não é a despesa, é a economia que precisa crescer. Os nossos problemas são os juros, as isenções dadas aos sonegadores”, afirmou a deputada.

Jandira reafirmou uma estratégia que já tinha sido anunciada pelo líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT/CE).

Fonte: Câmara dos Deputados