REUNIÃO AGENDADA PARA 15 DE FEVEREIRO COM O MINISTRO FUX DEBATE O REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES

Segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, terá uma audiência em 15 de fevereiro com representantes de servidores do Poder Judiciário para discutir o reajuste da categoria, que está com a remuneração congelada desde 2019.

A data foi acertada na sexta-feira (21), em reunião com o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valter Shuenquener.

Durante encontro com entidades do serviço público, a ministra Rosa Weber sinalizou que levaria o assunto a Fux logo após o término do recesso, em fevereiro. Rosa citou que o ministro tem um forte apreço por métodos de mediação, mas que a tendência é a de que o tema seja levado para discussão.

O Supremo já manifesta preocupação com as consequências do processo de reajuste do funcionalismo. O temor é que categorias que não sejam eventualmente contempladas pelo governo federal acionem a Corte em busca da equiparação salarial, gerando uma enxurrada de ações.

Nos bastidores, há uma percepção de que, em respeito ao princípio da isonomia, o tribunal possa ser obrigado a determinar a concessão de reajustes às categorias não contempladas pelo governo federal. Ao mesmo tempo, ministros se preocupam com o impacto sobre os cofres públicos e com um eventual desgaste da imagem da Corte.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com informações do Jornal Valor Econômico