RELATOR DA PREVIDÊNCIA DIZ QUE NÃO É POSSÍVEL AVANÇAR COM A REFORMA NO ATUAL CENÁRIO

Sexta-feira, 19 de maio de 2017.

O relator da Reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS/BA) divulgou nesta quinta-feira (18) nota em que afirma que não é possível avançar com a votação da proposta no atual cenário político. Para o deputado, a hora é de arrumar a casa, esclarecer os fatos e criar as condições para que a análise do texto seja retomada.

O parecer de Maia ao texto do governo (PEC 287/16) foi aprovado no último dia 9 na Comissão Especial e deve ser votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Na semana passada, quando a Comissão concluiu a votação do texto final da Reforma, derrubando todos os destaques, Maia tinha dito ter certeza que as mudanças na aposentadoria seriam aprovadas pelos parlamentares.

“De ontem para cá, a partir das denúncias que surgiram contra o presidente da República, passamos a viver um período crítico, de incertezas (…) Certamente não há espaço para avançarmos com a reforma da Previdência no Congresso Nacional”, diz o deputado na nota.

No texto, ele acrescenta ainda que é preciso responder “a todas as dúvidas do povo brasileiro” e punir os culpados porque a lei deve valer para todos os brasileiros.

Confira a íntegra da nota à imprensa:

Nota à imprensa

Ao longo da semana, tivemos a clara impressão de que as inúmeras notícias positivas divulgadas pela imprensa apontavam para um futuro melhor para o nosso País. Não tenho dúvidas de que a expectativa da Reforma da Previdência para a qual trabalhei com tanta determinação, sempre com norte de diminuir privilégios e garantir os benefícios aos mais necessitados, contribuiu para esse cenário de esperança.
De ontem para cá, a partir das denúncias que surgiram contra o presidente da República, passamos a viver um cenário crítico, de incertezas e forte ameaça da perda das conquistas alcançadas com tanto esforço.
Certamente, não há espaço para avançarmos com a Reforma da Previdência no Congresso Nacional nessas circunstâncias. É hora de arrumar a casa, esclarecer fatos obscuros, responder com verdade a todas as dúvidas do povo brasileiro, punindo quem quer que seja, mostrando que vivemos em um país em que a lei vale para todos. Só assim é que haveremos de retomar a Reforma da Previdência Social e tantas outras medidas que o Brasil tanto necessita.

Deputado Arthur Maia (PPS-BA)
Relator da Reforma da Previdência

Fonte: Câmara dos Deputados, com informações do jornal O Globo