PRESIDENTE DA AGEPOLJUS SE REÚNE COM O ASSESSOR CHEFE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL DO CJF
O presidente da AGEPOLJUS Roniel Andrade se reuniu, nesta quinta-feira (16), com o Assessor Chefe de Segurança Institucional do Conselho da Justiça Federal (CJF), Alexandre Fagundes. Agente de Polícia Judicial há 30 anos, o objetivo foi tratar de questões relacionadas à polícia e aos Agentes da Justiça Federal.
O primeiro tema abordado no encontro foi a emissão das carteirinhas funcionais na JF de todo o Brasil. Segundo o assessor, a tentativa de contratação da emissão das carteiras, com a casa da moeda, foi frustrada por questões técnicas e legais. Como está em curso a implantação de um sistema único de gestão de pessoal para toda Justiça Federal, a ideia é desenvolver um sistema único de verificação das identidades, por QR.
Segundo Fagundes, a partir de março, as funcionais começam a ser emitidas aos Agentes de Polícia Judicial do Conselho para, em seguida, se buscar uma forma de impressão para toda Justiça Federal.
Vale lembrar que somente os Agentes de Polícia Judicial terão a carteira funcional física, enquanto os demais servidores do CJF terão a emissão do documento digital.
Oficiais de Justiça e cargos de chefia – Outros temas tratados no encontro com o Assessor de Segurança foram o apoio da Polícia Judicial no cumprimento de mandados pelos Oficiais de Justiça. Roniel Andrade destacou a importância da atuação dos Agentes para a segurança dos Oficiais de Justiça nas diligências de risco.
De acordo com Alexandre Fagundes, o assunto será encaminhado para a próxima reunião da Comissão de Segurança da Justiça Federal, composta por representantes de todos os tribunais federais.
Outro assunto que será encaminhado à Comissão de Segurança da Justiça Federal é a ocupação de cargos de chefia nas áreas de segurança dos tribunais por Agentes de Polícia Judicial do quadro. Neste item, o presidente da AGEPOLJUS enfatizou a importância de a Justiça Federal seguir os moldes aplicados pelo CSJT, ressalvadas as situações já constituídas no momento.
Ao final, o Assessor do CJF reafirmou estar aberto ao diálogo para a melhor atuação pela segurança institucional da Justiça Federal.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo
Parabéns, eu sou associado e tenho orgulho de ter uma associação que luta pelos nossos objetivos, parabéns.