POLÍCIA JUDICIAL DO TRT-2 DÁ APOIO A OFICIAIS DE JUSTIÇA EM CUMPRIMENTO DE MANDADO SOBRE TRABALHO ESCRAVO EM SÃO PAULO
A Polícia Judicial do TRT da 2ª Região (SP), prestou apoio, na segunda-feira (15), aos Oficiais de Justiça Patrícia Helen Knüppel Caldas e Sérgio Knüppel Caldas durante uma diligência para a constatação de trabalho análogo à escravidão em São Paulo.
Segundo Patrícia, a decisão de solicitar o apoio da Polícia Judicial se deu diante dos riscos que envolviam o mandado, “pois, em todos esses anos trabalhando na rua, sei que onde menos esperamos pode surgir uma agressão, em diligências já fui ameaçada de morte, levei mordida de cachorro, fiquei trancada dentro de um escritório e quase tive que pular o muro para poder sair”, afirma.
A servidora conta que, através de um aplicativo de mapas, foi possível visualizar o imóvel e a identificação que se tratava de uma residência com muros altos, com bastante arbustos. “Senti uma certa angústia em pensar em um lugar tão fechado e com um possível funcionário trabalhando em situação análoga a escravo, fiquei pensando como ele seria tratado, como encontraríamos a pessoa, se era maltratado física ou emocionalmente. A expectativa de situação nunca vivida mexe com o imaginário da gente”, completa.
Além dos Agentes da Polícia Judicial, o planejamento e ação para o efetivo cumprimento do mandado tiveram o auxílio da Polícia Rodoviária Federal, bem como da Auditoria Fiscal e Procuradoria do Trabalho.
Patrícia ainda informa que “foi uma nova experiência para mim e Sérgio, gostamos muito da atuação dos Policiais Judiciais que nos deixou muitos seguros quanto a nossa integridade física”.
A AGEPOLJUS parabeniza a atuação dos Agentes envolvidos e reforça a importância da Polícia Judicial para a garantia da segurança institucional do PJU.