MOBILIZAÇÃO DA AGEPOLJUS E POLICIAIS JUDICIAIS GARANTE APROVAÇÃO DO PL 2447 NA CASP

A Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados aprovou por aclamação, na última sessão de 2023 ocorrida na tarde desta terça-feira (19), o parecer do deputado Bruno Farias (Avante/MG) ao Projeto de Lei nº 2447/2022.

De autoria do Supremo Tribunal Federal, o objetivo é a atualização das menções feitas pela lei aos cargos de segurança institucional e a possibilidade de acúmulo da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) com Função Comissionada ou Cargo em Comissão.

Policiais Judiciais atenderam ao chamado da AGEPOLJUS e estiveram no plenário para a mobilização em defesa da matéria.

No relatório, o deputado afirma ser crucial ter um corpo de servidores dedicados à segurança institucional no Poder Judiciário, assim como ocorre com as polícias legislativas. “Esses servidores são responsáveis por garantir a integridade física e a segurança dos magistrados, dos funcionários e das instalações judiciais. Eles desempenham um papel fundamental na prevenção e no combate a possíveis ameaças, bem como na proteção da independência e da imparcialidade do Poder Judiciário”, disse.

De acordo com o parlamentar, não há dúvidas sobre o mérito do PL 2447/22, pois, de acordo com ele, homenageia o reforço à segurança institucional, ao deixar expressa a polícia institucional como área própria de atividade da carreira administrativa de que trata a Lei nº 11.416, 2006.

O parecer aprovado nesta tarde atende propostas defendidas pela AGEPOLJUS, incluindo a denominação de Inspetor e Agente de Polícia Judicial para fins de identificação funcional dos Analistas e Técnicos Judiciários, cujas atribuições são relacionadas à função de polícia institucional.

Além disso, o projeto de lei altera o § 2º do art. 17 da Lei 11.416 para estabelecer que os Agentes de Polícia Judicial terão a percepção da gratificação (GAS) quando designado para o exercício de função comissionada ou nomeado para cargo em comissão.

Segundo o presidente Darney Bessa, o empenho da diretoria e dos Agentes de Polícia Judicial garantiram que houvesse quórum nessa última sessão da CASP do ano, fazendo com que o segmento obtivesse essa importante vitória na Comissão.

A partir da aprovação, o PL 2447/22 segue para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

One thought on “MOBILIZAÇÃO DA AGEPOLJUS E POLICIAIS JUDICIAIS GARANTE APROVAÇÃO DO PL 2447 NA CASP

  • 25 de dezembro de 2023 em 19:00
    Permalink

    O mais lamentável é que retiraram o artigo que se referia a gratificação de GAS para GAP, ou seja, que beneficiaria os aposentados também.
    LAMENTÁVEL!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *