Mensagem do Presidente da Agepoljus pelo fim dos trabalhos em 2013

Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2013 – Fonte: Agepoljus

É melhor lançar-se à luta em busca do triunfo

mesmo expondo-se ao insucesso,

que formar fila com os pobres de espírito,

que nem gozam muito nem sofrem muito;

E vivem nessa penumbra cinzenta

sem conhecer nem vitória nem derrota.

Franklin Roosevelt

O ano vai chegando ao seu final e é hora de renovar as esperanças, recarregar as energias e avaliar tudo o que foi feito ao longo dos 365 dias que ficaram para trás, mas serão a base para nossas vidas em 2014.

2013 foi um ano em que apesar das dificuldades conjunturais, pudemos conseguir avanços significativos para nossa Agepoljus, com maior presença junto aos órgãos de controle do Poder Judiciário da União, com o Parlamento Brasileiro e com o Poder Executivo, não só federal, mas também alguns estaduais, na defesa de interesses para a categoria, ainda que pontuais. 

Das bandeiras que levantamos à frente de nossa caminhada na defesa dos direitos e prerrogativas dos Agentes de Segurança, conquistas significativas como a regulamentação do Porte de Arma entrarão no balanço final como um ativo, mas ainda enfrentando empecilhos administrativos que pretendemos tê-los removidos já no início do ano. Vale lembrar que a Lei nº 12694/12, que autoriza o Porte de Arma para Agentes de Segurança do Judiciário da União e do Ministério Público, é uma conquista direta da Agepoljus e foi sancionada pela presidenta da República, Dilma Roussef, em 24 de julho de 2012. 

Nossas ações judiciais, ainda que reféns do trâmite moroso da nossa Justiça, caminham rumo a desfechos que garantem a segurança a direitos pleiteados. 

Conseguimos finalizar o ano com saldo positivo. Mas temos muito claro que os desafios serão ainda maiores. 

2014 será um ano atípico com a Copa do Mundo, somando-se a ela as Eleições para Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputados – federais e estaduais. Ainda assim será um ano em que também nossa luta ganhará novos contornos, pois temos Seminários Regionais a serem realizados como preparação para nosso Seminário Nacional, que acontece em Brasília no mês de Agosto. 

Nossas prioridades devem ser reorientadas e novas estratégias precisarão ser adotadas para fazer com que nossa Voz seja ouvida e respeitada, não só no Judiciário, mas também pelos poderes instituídos. 

E mais, é preciso que a Agepoljus cresça e se fortaleça como entidade representativa, consolidando seu papel no intrincado jogo das relações de poder. Internamente, nos empenhamos para garantir o debate democrático com nossos Associados, recebendo sempre como orientador dos procedimentos, as críticas e os elogios ao trabalho feito até aqui. 

Fizemos o que podia ser feito este ano e nos comprometemos a realizar bem mais em 2014. Mas isso apenas será possível se nossa Voz for uníssona e se fizer ouvida. Eis o Nosso maior desafio.

                                                Que venha 2014!

                                                                                                   Edmilton Gomes