LIVRO ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA NA POLÍCIA JUDICIAL É LANÇADO NA BIBLIOTECA DO STF

A Biblioteca Victor Nunes Leal, no Supremo Tribunal Federal, foi palco para o lançamento do livro Atividade de Inteligência na Polícia Judicial.

O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (26) e contou com a presença do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, e os ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux, Alexandre de Moares e Cristiano Zanin.

O livro é organizado pelo secretário de Segurança do STF, Marcelo Canizares Schettini Seabra, e pelo assessor de Inteligência da Secretaria de Segurança do Supremo, Maurício Viegas Pinto, com prefácio do ministro Luiz Fux.

A obra é composta por artigos e ensaios produzidos por Policiais Judiciais experientes nos diferentes ramos da Justiça brasileira e destaca a importância da Atividade de Inteligência para a Segurança Institucional, preenchendo uma lacuna essencial para todos que desejem se aprofundar no tema.

Entre os 10 co-autores do livro, dois são dirigentes da AGEPOLJUS nos estados, sendo Cristiano Matsumoto (BA) e Josemilson de Meneses Tavares (SE).

No prefácio, Fux afirma que “a pesquisa e a reunião dos dez artigos que compõem a presente obra são de grande valia para o tão caro intercâmbio de ideias entre as áreas de inteligência dos mais diversos ramos da Justiça brasileira, através de notáveis abordagens sobre temas como: utilização da inteligência artificial, emprego técnico de fontes humanas, aplicação da análise de dados, aplicação de análise espacial, dentre outros.

Segundo Maurício Viegas, a Polícia Judicial, enquanto especialidade, possui uma inteligência estruturada, por meio de um sistema específico – o Sistema de Segurança Institucional, “com uma doutrina própria que acaba contribuindo para uma segurança multifacetada, a segurança institucional de diferentes modos, em todos os ramos do Judiciário”.

O assessor de inteligência do STF enfatiza que o intuito do livro é oferecer aos próprios Policiais Judiciais, aos demais servidores, magistrados e jurisdicionados conhecimentos sobre o trabalho voltado para a Inteligência.

O material está disponível para venda na página da Editora Pró-Consciência (Clique Aqui).

A AGEPOLJUS parabeniza o trabalho organizado pelos colegas Schettini e Maurício Viegas, grandes parceiros da Associação Nacional na efetivação e troca de conhecimentos relacionados à Inteligência, bem como destaca a contribuição dos diretores Cristiano Matsumoto e Josemilson de Meneses Tavares para o material inédito e valioso para a Polícia Judicial.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo
Foto final retirada do site do STF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *