JORNADA DE LUTAS DOS SERVIDORES TERMINA COM REUNIÃO AMPLIADA EM BRASÍLIA

Quarta-feira, 21 de setembro de 2016.

A Jornada de Lutas dos servidores contra o PLP 257/16 e a PEC 241/16 foi encerrada, na quarta-feira (14), com uma Reunião Ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). A Ampliada encerrou as atividades da Jornada em Brasília que também combateu a reforma da previdência, os cortes orçamentários, o ajuste fiscal e a retirada de direitos.

Entre os encaminhamentos aprovados, foi apontada a participação dos servidores públicos nos dias de lutas já marcados para esta quinta-feira (22) e o dia 29 de setembro. Serão realizados protestos, atos públicos e paralisações em todo o país contra o ajuste fiscal e o ataque aos direitos dos trabalhadores.  

A jornada de lutas dos servidores é o movimento de resistência contra o ajuste fiscal do governo que tenta aplicar medidas que implicam em cortes orçamentários nos serviços públicos, o que trará consequências graves para servidores e para a população. O novo regime fiscal estabelecido pela PEC 241/16, vincula o gasto público à inflação do ano anterior o que, na prática, implica em congelar salários e barrar concursos públicos pelos próximos 20 anos, período de vigência do regime.

Já o PLP 257/16 (PLC 54/2016, agora no Senado), que previa a elevação da alíquota de contribuição previdenciária dos servidores públicos e a reforma do regime jurídico dos servidores, dentre outros ataques, foi aprovado sem condicionantes diretos para servidores e prevendo a renegociação das dívidas dos estados e DF com a União.  

O avanço das pautas hostis aos servidores públicos e aos trabalhadores da iniciativa privada acendeu o alerta amarelo e as entidades sindicais buscam construir o movimento paredista nacional. O fortalecimento da greve dos bancários, iniciada há uma semana e o indicativo de paralisação, tanto dos servidores públicos no dia 22 de setembro quanto dos metalúrgicos para o dia 29, fizeram crescer a possibilidade de greve geral.

Fonte: Fenajufe