II Encontro Regional Sudeste dos Agentes de Segurança: Convidados Falaram sobre os Riscos e a Valorização da Profissão
12/11/2012 – fonte: SITRAEMG
Foi dado início na noite desta sexta-feira, na sede do SITRAEMG, ao II Encontro Regional Sudeste dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal, organizado pelo SITRAEMG e Sisejufe-RJ. A mesa de abertura contou com a presença do coordenador executivo do SITRAEMG José Francisco Rodrigues; o presidente da Agepoljus, Edmilton Gomes; o coronel do TRT, Paulo Márcio Diniz; a coordenadora da Fenajufe Fátima Arantes; os diretores executivos do Sindiquinze e Sisejufe, Maurício Pereira dos Santos e Carlos Henrique, respectivamente; e o diretor da Agepoljus-MG, Sérgio Procópio.
Dando as boas vindas, a coordenadora geral do Sindicato Lúcia Maria Bernardes de Freitas, saudou os presentes agradecendo a presença. José Francisco, sentindo-se honrado por receber os colegas em Minas, destacou o “valor” do trabalho executado pelos agentes de segurança. “Zelamos pelo bem-estar dos servidores e magistrados do Judiciário”. Com a mesma opinião, Sérgio Procópio disse que há tempos o segmento busca exercer o melhor trabalho pela nação. “São esses encontros que nos deixam cada vez mais fortalecidos”, conclui.
O presidente da Agepoljus, Edmilton Gomes, falou sobre as dificuldades encontradas na profissão, porém, admitiu que elas vêm sendo minimizadas com o passar dos anos. Ao falar de magistrados, Gomes acredita que hoje o verdadeiro trabalho (papel) dos agentes é mais reconhecido por seus superiores. Ainda, na oportunidade, apontou a terceirização como forma de precarizar o serviço público. Maurício dos Santos e Carlos Henrique, durante seus pronunciamentos, enfatizaram a importância do Encontro como forma de troca de informações e experiências regionais.
Fátima Arantes falou sobre o sério problema enfrentado hoje pela segurança e citou uma experiência vivida por seu filho, um policial. Ele vivenciou a morte de um colega de profissão vitimado em confronto com bandido. Em defesa da profissão, Arantes apontou a Agepoljus e sindicatos que representam o segmento que vem traçando ações estratégicas. O coronel do TRT Paulo Márcio Diniz, agradeceu a oportunidade que lhe foi dada de representar Minas Gerais mesmo não sendo agente de segurança e parabenizou a todos pela realização do Encontro.
Em seguida, os presentes ouviram a palestra “GAS e Cursos de Reciclagem Anual/ PCA”, proferida pelo Dr. Rudi Cassel, da Assessoria Jurídica do SITRAEMG (aguarde as informações). Ao término, os agentes foram convidados para um coquetel.
Os coordenadores do SITRAEMG Hebe-Del Kader, Hélio Ferreira Diogo, Carlos Humberto Rodrigues, Artalide Lopes Cunha e Débora Melo Mansur também prestigiaram este primeiro dia do Encontro.