GSI DO TRF2 PROMOVE AÇÕES DE TREINAMENTO DESTINADAS AOS AGENTES DE SEGURANÇA DA 2ª REGIÃO

Segunda-feira, 02 de setembro de 2019.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Tribunal Regional Federal da 2ª Região realiza ações de treinamento junto aos Agentes de Segurança voltadas à segurança institucional. Segundo o Tribunal, novas programações de capacitação estão sendo planejadas para ocorrer ainda este ano. Integram a estrutura do GSI: o desembargador federal Marcello Granado, no cargo de diretor-geral; o juiz federal Marcus Livio, como diretor-executivo; o comandante Luiz Octávio de Carvalho Penna, na função de vice-diretor executivo; e o servidor Rogério Rocha Triani, como vice-diretor executivo adjunto.

De acordo com a direção do Gabinete, vários projetos para a área de segurança estão em estudo, tendo a capacitação, normatização e inteligência institucional como os três pilares que norteiam o planejamento estratégico do setor. Acrescenta-se, ainda, um plano de estruturação da unidade que envolve discutir a criação de um Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos agentes de segurança da 2ª Região. A finalidade dessas ações consiste em proporcionar à carreira um potencial desenvolvimento em habilitação técnica, além de gerar maior integração da equipe de trabalho.

Nessa linha, foi realizado recentemente, no TRF2, o Treinamento do Gabinete de Segurança Institucional para tratar do lançamento do “Manual de Padronização de Condutas Básicas na Condução de Veículos Oficiais de Representação e de Transporte Institucional”. O documento traz instruções aos Agentes de Segurança com o objetivo de aprimorar as boas práticas durante o transporte.

Além disso, há expectativa de difundir a prática da segurança em todos os setores da Administração, através de visitas agendadas com o propósito de repassar as orientações básicas em situações de risco e emergência.

Para Luiz Octávio Penna, essas ações de segurança institucional representam uma “valiosa oportunidade de aprendizado”, além de propiciar um incremento na carreira com o compromisso da valorização e um ambiente de sintonia entre os Agentes.

Já Rogério Triani destaca que a promoção de uma capacitação contínua reforça o papel do agente de segurança dentro da instituição. “É um momento de consolidação da carreira com o total apoio pela Administração, o que gera incentivo na prática da atividade”.

Fonte: TRF-2