GOVERNO SEGUE IGNORANDO REIVINDICAÇÕES E SERVIDORES INTENSIFICAM MOBILIZAÇÃO RUMO À GREVE

Quarta-feira, 09 de março de 2022

Há quase 50 dias desde o protocolo da pauta unificada de reivindicações junto ao governo federal, servidoras e servidores públicos federais ainda aguardam abertura de negociações. O documento foi apresentado em 18 de janeiro e até o momento não houve qualquer diálogo entre as entidades representativas da categoria e membros do governo.

Enquanto isso, servidoras e servidores dão sequência à agenda de mobilização para a construção de uma greve geral do funcionalismo federal. Nesta quarta-feira (09), ocorreu o lançamento do Comando de Mobilização e Construção da Greve.

A categoria reivindica o reajuste de 19,99%, referente à inflação acumulada durante os três anos de governo de Jair Bolsonaro, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE). Além isso, os servidores cobram a revogação da Emenda Constitucional 95 e a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição 32.

Caso o governo não inicie negociação com o Fonasefe e Fonacate, as categorias acenam para a deflagração de uma greve geral dos serviços públicos a partir de 23 de março. Antes, no dia 16, está prevista uma grande mobilização para pressionar o governo a dialogar com as servidoras e os servidores.

Fonte: Andes, editado por Caroline P. Colombo