Fórum de Entidades dos SPFs decide focar na reivindicação de demandas que não são afetadas por Lei Orçamentária

Sábado, 26 de julho de 2014.


Eduardo Wendhausen Ramos, com informações da Condsef
Fenajufe

A Fenajufe, representada pelo coordenador plantonista, Edmilton Gomes, participou da reunião do Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Federais, realizada nesta quarta-feira (23/07), na sede da Condsef, em Brasília. As entidades participantes fizeram uma avaliação do primeiro semestre, que contou com mobilização e paralisação de algumas categorias. Sobre o Judiciário Federal, Edmilton informou que houve greve em quatro estados no primeiro semestre e que o movimento deve ser retomado com mais força. Ele disse que já está marcada paralisação no Distrito Federal por tempo indeterminado, a partir do dia 6 de agosto, além de indicativo de greve para o dia 14 nos demais estados, com adesões a serem confirmadas pelos sindicatos.

Um assunto que ganhou destaque nas discussões foi a falta de diálogo do governo e a judicialização dos movimentos grevistas como forma de coibir a organização dos trabalhadores para reivindicar seus direitos. Com relação à situação imposta pela Lei Orçamentária, que traz limitações por este ser um ano eleitoral, as entidades decidiram fortalecer a mobilização e concentrar forças em torno de demandas que não são afetadas pela situação. É o caso do reajuste em benefícios como o auxílio-alimentação.

Além disso, as entidades também vão continuar cobrando alteração na regra que leve em consideração a média dos últimos cinco anos da gratificação recebida pelo servidor para fins de aposentadoria. A liberação de dirigentes sindicais também está entre os itens a serem debatidos com o governo e que podem ser atendidos sem restrições impostas pela Lei Orçamentária.

Os servidores também querem colocar como prioridade o debate sobre a aprovação de propostas como a PEC 555/06 e o PL 4434/08 que tratam do fim da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos de servidores aposentados e do índice de reajuste dos benefícios previdenciários, respectivamente. A Condsef vai elaborar um documento com todos esses itens que será enviado ao Ministério do Planejamento com um pedido de reunião para tratar esses temas.

Campanha Salarial 2015 As entidades já iniciaram a discussão sobre a campanha salarial para o próximo ano. Um documento com o histórico das principais demandas e reivindicações dos servidores federais deve ser enviado aos presidenciáveis. Além disso, o fórum irá promover um seminário da primeira quinzena de novembro para discutir a mobilização e unidade dos servidores para a campanha salarial 2015. O Fórum volta a se reunir no dia 27 de agosto, quando deve começar a discutir a organização deste seminário.