[Eleições Agepoljus 2014] Após pane inicial, votação transcorre sem incidentes

Quinta-feira, 16 de outubro de 2014.

Luciano Beregeno

A menos de uma hora do encerramento da votação nas Eleições Gerais 2014 da Agepoljus, a avaliação da Mesa Eleitoral é que o processo transcorre sem maiores problemas. Após a pane inicial que deixou 11 estados sem poder votar, o sistema foi normalizado às 11h30 e a eleição retomada normalmente. Devido ao atraso, o prazo para que o usuário vote foi estendido até às 20 horas, horário de Brasília.

No balanço parcial feito pela Mesa Eleitoral, os problemas registrados foram em sua maioria, de acesso por parte dos Associados. Mesmo com o prazo de 60 dias para recadastramento de e-mail e senha, que terminou no dia 14 de outubro de 2014, muitos tentaram revisar os dados de acesso na última hora. Os Associados que tinham cadastrados e-mails operacionais, requisitaram o reenvio de senha automaticamente, sem intervenção humana. Já aqueles que ainda conservavam em seus cadastros, e-mails com extensões .gov, não puderam conseguir as novas senhas.

Outro problema informado em algumas regiões do País, foi a lentidão na internet, dificultando o login e autenticação no sistema. Em alguns casos, o acesso aos formulários de votação foi dificultado pelo próprios sistemas de proteção dos tribunais.

A expectativa da Mesa Eleitoral é que encerrada a votação às 20 horas (horário de Brasília), o resultado seja divulgado em até meia hora.