DIRETORIA DA AGEPOLJUS EMITE NOTA DE REPÚDIO CONTRA UTILIZAÇÃO DE PIXULECOS DO MINISTRO LEWANDOWSKI E DO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA

Terça-feira, 12 de julho de 2016.

A diretoria da AGEPOLJUS emite Nota de Repúdio contra o desrespeito praticado contra o Poder Judiciário, em uma manifestação ocorrida no dia 19 de junho em São Paulo. Para a associação, o ato de levar bonecos infláveis do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, representa afronta ao chefe do Judiciário e ao Poder como um todo.  

A AGEPOLJUS compartilha da opinião do STF de que os bonecos representam grave ameaça à ordem pública e inaceitável atentado contra a credibilidade da instituição que dá suporte ao Poder Democrático de Direito.  

O STF já encaminhou ofício para que a Polícia Federal abra investigação contra os responsáveis. No documento, o Supremo Tribunal argumenta que os “pixulecos” do presidente da Corte e do procurador-geral são um “intolerável atentado à honra do chefe desse Poder e, em consequência, à própria dignidade da justiça brasileira, extrapolando em muito a liberdade de expressão que o texto constitucional garante a todos os cidadãos, quanto mais não seja, por consubstanciarem em tese incitação à prática de crimes e à insubordinação em face de duas das mais altas autoridades do país”.  

Sendo assim, a AGEPOLJUS reafirma o Repúdio à utilização dos chamados “pixulecos” do ministro Lewandowski e do procurador Rodrigo Janot, num verdadeiro atentado à imagem de todo o Poder Judiciário brasileiro.  

A associação espera que os responsáveis sejam identificados e punidos em conformidade com as leis.  

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo