Brasília sediará “Seminário Internacional sobre Segurança em Grandes Eventos”

Segunda-feira, 5 de Agosto de 2013. – Fonte: Agência Brasília

Ex-oficiais do Reino Unido participam do “Seminário Internacional sobre Segurança em Grandes Evento”, que começa na terça-feira, 6, na capital federal. O objetivo é a troca de experiências com representantes do governo brasileiro que atuarão na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos.
“São profissionais que atuaram nos Jogos de Londres, em 2012, na visita do Papa Bento XVI e nas importantes competições de futebol daquele país, que poderão apresentar a experiência, inclusive na prevenção de atentados terroristas”, disse o coordenador geral do evento, coronel Paulo José.
O militar também coordena o Grupo de Trabalho para Eventos Mundiais (GTMundi) da Secretaria de Segurança Pública do DF e explicou que a atual conjuntura das manifestações, muitas delas correlacionadas aos grandes eventos esportivos, fez o país procurar por esse intercâmbio.
Organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do DF e pela Cruz Vermelha do Brasil do DF, com apoio da embaixada britânica, o evento será aberto pelo governador Agnelo Queiroz, às 9 horas.
Serão três dias de seminário, das 8h às 18h, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, no Lago Sul e para garantir que apenas pessoas que estão envolvidas com o tema nos estados sede do Mundial de 2014 e nos Jogos de 2016 foi feita uma seleção pela coordenação do seminário.
Haverá apresentação de casos tanto por parte do governo brasileiro como britânico e debate das estratégias que poderão ser adotadas, mas observando as questões culturais envolvidas.
“Por exemplo, na Inglaterra, no ensino fundamental, as crianças são treinadas em estratégia de evacuação (de ambiente), o que não acontece aqui. Elas sabem que, em caso de atentado terrorista, ou mesmo incêndio, devem sair em fila indiana, sem correria ou gritaria e aguardar as orientações do professor”, explicou.
No Brasil, em casos assim, “não há esse entendimento”, disse o coronel, que lembrou do massacre em uma escola de Realengo, no Rio de Janeiro e das pessoas que morreram pisoteadas no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS).
Mas, o coordenador frisou que o objetivo é mesmo o da troca de experiência – “o seminário vai agregar qualidade ao trabalho que já estamos fazendo” e destacou os planos de contingência, operacionais, estratégicos e táticos que foram feitos, por exemplo, por ocasião da Copa das Confederações.
Entre os temas que serão debatidos no evento estão controle de multidão em manifestações, manutenção da paz nos grandes eventos, segurança em situações extremas, como atentado terrorista, desenvolvimento da comunicação comum nas operações e cooperação internacional com troca de informações.  

SERVIÇO

O quê? Seminário Internacional sobre Segurança em Grandes Eventos.

Quando?  De 6 a 8 de agosto, das 8h às 18h.

Onde? Centro de Convenções Israel Pinheiro, na Estrada Parque Dom Bosco, QL 32, cj. A – Instituto Israel Pinheiro, ao lado da Ermida Dom Bosco.