ATUAÇÃO DA POLÍCIA JUDICIAL NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS REFORÇA COMPROMETIMENTO COM A SEGURANÇA INSTITUCIONAL DO JUDICIÁRIO E O SISTEMA ELEITORAL
A atuação dos policiais judiciais durante a realização das eleições municipais ocorridas no mês de outubro reforça o comprometimento com a segurança institucional do Poder Judiciário e todo o sistema eleitoral.
Não apenas no primeiro turno ocorrido em 6 de outubro, a Polícia Judicial esteve em operação também no segundo turno, garantindo que o trabalho desempenhado pela Justiça Eleitoral transcorresse sem nenhuma ocorrência.
Foram diversos estados registrados pela AGEPOLJUS já no início de outubro como Amapá, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Maranhão. No Amazonas, Agentes da Polícia Judicial do TRT-11 reforçaram a segurança em apoio ao Gabinete de Polícia Judicial-GPJ do Tribunal Regional Eleitoral, com treinamento especializado em demandas similares.
Além disso, policiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF) foram responsáveis pela operação que envolveu autoridades e representantes de 24 países, durante o encerramento da eleição em 6 de outubro.
A missão contou com os embaixadores da Rússia, Sérvia, Suécia, Timor Leste e Zimbabue, além de representantes de outros 19 países: Angola, Bolívia, Colômbia, Equador, França, Haiti, Indonésia, Irlanda, México, Moçambique, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Portugal, Coréia do Sul, Costa Rica, República Dominicana, Turquia e Ruanda.
O grupo esteve reunido na sede do TSE desde a sexta-feira (04), em um seminário para apresentação e discussão do sistema eleitoral brasileiro.
Na cidade de Valparaíso (GO), o chefe da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), embaixador Agustín Espinosa, também visitou as seções de votação do município. Ele e os observadores foram recebidos e acompanhados pela juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Ana Cláudia Veloso Magalhães, que apresentou o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral.
Na Bahia, Agentes do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região também participaram de operações em auxílio à Justiça Eleitoral, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Na primeira foto abaixo, APJ’s do TRT-5, JF -BA e TRE- BA atuando em conjunto no primeira turno e na sequência, apoio dos Agentes do TRT5 no segundo turno ao TRE/BA em Camaçari.
A AGEPOLJUS parabeniza todos os policiais judiciais que estiveram em missões durante as eleições de 2024, reforçando a importância e valorização da segurança institucional e atuação conjunta em todo o Judiciário.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo