ASSOCIADO DA AGEPOLJUS É COLABORADOR DO LIVRO “TUDO SOBRE NÓS, POR NÓS” LANÇADO PELO TST
O Policial Judicial do TRT da 4ª Região, Nelbo Rocha, é um dos colaboradores do livro Tudo sobre Nós, Por Nós – Trajetórias e Vivências de Pessoas com Deficiência da Justiça do Trabalho.
A obra foi lançada na última terça-feira (24) durante o seminário “Ativismos para a Luta Anticapacitista no Trabalho”, ocorrido na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.
O debate teve como foco central provocar a reflexão sobre a importância e efetividade de ações que contemplem a acessibilidade e a inclusão das pessoas com Deficiência.
Durante o evento, o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, lançou oficialmente a Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, no âmbito da Justiça do Trabalho. A política, aprovada no mês passado pelo plenário do CSJT, traz conceitos inovadores e tem como objetivo estabelecer práticas, iniciativas e condutas efetivas que visam promover, proteger e assegurar os direitos das pessoas com deficiência e enfrentar o capacitismo.
Lotado na Coordenadoria de Controle da Direção do Foro de Erechim (RS), Nelbo, que possui Espondilite Anquilosante (encurtamento dos nervos), conta sua história de vida e de trabalho como Policial Judicial no TRT daquele estado. Por ser pessoa com deficiência “invisível”, o servidor diz que não sofre capacitismo, “mas racismo”, afirma.
Nelbo Rocha relata que participou da criação das entidades representativas dos servidores, entre elas, a AGEPOLJUS que, segundo ele, “o nome já era pensado na Polícia Judicial”.
Para o associado, a Justiça do Trabalho é resiliente. “Essa resiliência da Justiça do Trabalho tornou-a muito evoluída, às vezes nem entendida pelo próprio CNJ, pelo próprio Supremo. Porque nós estamos fazendo essa revolução social de forma não agressiva, tem que continuar nesse caminho. A Justiça do Trabalho faz muito bem esse papel”.
A AGEPOLJUS parabeniza o colega Nelbo e todos os servidores e magistrados, Pessoas com Deficiência, que colaboraram com suas histórias de vida e superação para a garantia da acessibilidade e inclusão na Justiça do Trabalho brasileira.
A Associação Nacional dos Agentes da Polícia Judicial luta pela igualdade de condições e de direitos para todos dos integrantes do Poder Judiciário.
Acesse AQUI o livro TUDO SOBRE NÓS, POR NÓS – Trajetórias e Vivências de Pessoas com Deficiência da Justiça do Trabalho e confira todos os relatos coletados pelo TST.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo