AGEPOLJUS SE REÚNE COM A ADMINISTRAÇÃO DO TRF-5 PARA ATUAÇÃO CONTRA TRANSFORMAÇÃO DE CARGOS

Quarta-feira, 04 de agosto de 2021

Os diretores regionais da AGEPOLJUS Ranulfo de Farias (CE), Lael Leal (PE) e o delegado regional em Pernambuco Marcelo Siqueira participaram, na tarde desta terça-feira (03), de uma reunião com a Administração do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

O objetivo foi tratar sobre o Ato nº 311/2021, que dispõe sobre a transformação de seis cargos de Polícia Judicial para áreas administrativas do TRF.

Além do presidente do Tribunal, Desembargador Edilson Pereira Nobre Júnior, estiveram no encontro remoto o Desembargador Fernando Braga Damasceno, os Juízes Federais Marco Bruno Miranda e Tiago Antunes Aguiar, a Diretora Geral Telma Roberta Vasconcelos Motta e os Diretores de Segurança Olivan Júnior e Marcelo Tavares. As servidoras Mariângela Luz e Cláudia Lopes também acompanharam a audiência virtual.

Durante a reunião, os representantes enfatizaram a importância da valorização dos Agentes de Polícia, bem como da segurança institucional no Poder Judiciário Federal. No mesmo sentido, o presidente do TRF-5 deixou claro que, a partir da transformação do cargo para Polícia Judicial, os Agentes passaram a ser vistos com mais atenção, principalmente no que diz respeito à qualidade e profissionalização desses servidores.

A corpo diretivo esclareceu que, diante das restrições e mudanças trazidas pela pandemia da Covid-19, áreas de atuação como vigilância e monitoramento são essenciais para tribunais em todo o país.

Ao longo do encontro, a AGEPOLJUS também destacou a preocupação com a ausência de renovação no quadro da segurança da 5ª Região. Sobre esse item, a Administração do Tribunal reafirmou que existe um planejamento para maior investimento na qualificação dos Agentes de Polícia que estarão melhor preparados para a função.

A criação da Polícia Judicial e a retomada dos trabalhos presenciais também foram temas abordados nesta terça-feira.

Na avaliação dos diretores da AGEPOLJUS, apesar de não haver um comprometimento de reversão quanto às transformações do cargo, a reunião foi bastante proveitosa, diante da preocupação do TRF-5 com a valorização e qualificação dos Agentes de Polícia Judicial. “Saímos bastante satisfeitos com o compromisso da Administração daquele tribunal”, avalia o diretor Ranulfo de Farias.

Para a Associação, uma Polícia Institucional própria, forte e qualificada garante a independência do Poder Judiciário, bem como a harmonia entre os demais poderes e o cumprimento dos atos jurisdicionais.

“Certos dos frutos alcançados nessa reunião, a AGEPOLJUS reforça o compromisso na luta por uma categoria cada vez mais forte e qualificada”, finaliza Ranulfo.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo