Agepoljus realiza o VIII Seminário Nacional dos Agentes de Segurança
Quinta-feira, 21 de agosto de 2014.
No primeiro dia, além da cerimônia de abertura, uma palestra proferida pelo juiz federal Dirley da Cunha, abriu novas perspectivas no debate sobre a criação da Polícia do Judiciário. Jantar de confraternização encerra as atividades do primeiro dia.
Luciano Beregeno
Texto e Fotos
A oitava edição do Seminário Nacional da Agepoljus – Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário da União, acontecida entre os dias 14 e 16 de agosto no Carlton Hotel Brasília na capital da República, marcou a consolidação de um evento que se tornou, ao longo da última década, referência no calendário da segurança no Poder Judiciário.
Com um quadro de palestrantes altamente qualificado, o Seminário Nacional foi o momento em que não só a aquisição de novos conhecimentos foi o principal mote, mas também, a troca de experiências e informações de tudo o que acontece no segmento em todo o País.
Reunidos no Centro de Convenções do Carlton Hotel Brasília, Agentes de Segurança dos 27 estados da federação prestigiaram a cerimônia de abertura do VIII Seminário Nacional da Agepoljus, presidida por Edmilton Gomes, que teve ao seu lado na mesa de honra a presidente do TRT da 2ª Região, Desembargadora Federal do Trabalho Maria Doralice Novaes; a Coordenadora de Comunicação, Cultura, Esporte e Lazer do Sindjus/DF, Fátima Arantes do Nascimento; o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Flávio Alegretti de Campos Cooper; o desembargador federal do trabalho Hélcio Dantas Lobo Júnior, membro da Comissão de Segurança do TRT15; o juiz federal titular da 5ª Vara da Seção Judiciária da Bahia, Dirley da Cunha; o coordenador geral da Fenajufe, Cledo de Oliveira Vieira; e o presidente do Sindiquinze, José Aristéia Pereira.
Em seu pronunciamento, Edmilton Gomes agradeceu a presença de todos e lembrou o que representa um evento como o Seminário Nacional para a categoria, o que foi reafirmado por todos os membros da mesa de honra em suas falas.
Em seguida, os Desembargadores Federais do Trabalho Maria Doralice Novaes e Flávio Alegretti Campos Cooper, presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª e da 15ª Regiões, respectivamente, receberam homenagens pelo trabalho desenvolvido em prol da valorização dos Agentes de Segurança. Maria Doralice Novaes recebeu a homenagem das mãos do vice-presidente da Agepoljus, o Agente de Segurança J. Santos. A Coordenadora do Sindijus/DF, Fátima Arantes, foi quem fez a entrega da placa de honra ao presidente do TRt15, Flávio Alegretti Campos Cooper.
O terceiro homenageado da noite, o deputado federal Roberto Policarpo, do PT do Distrito Federal, chegou um pouco mais tarde e foi recebido pelo presidente da Agepoljus, Edmilton Gomes, que ao lado do presidente do Conselho Fiscal, José Luiz Machado de Assis, entregou a homenagem ao parlamentar.
Na sequência foi servido o jantar no restaurante do hotel, o La Fontaine.
Palestras
Ainda como parte da programação do primeiro dia do Seminário, o juiz federal titular da 5ª Vara da Seção Judiciária da Bahia, Dirley da Cunha, falou sobre a relação entre a Segurança Judiciária e os jurisdicionados. Um dos pontos abordados pelo palestrante foi a possibilidade de criação da Polícia do Judiciário, sem se recorrer ao uso de Propostas de Emenda à Constituição, o que abriu uma nova frente nas discussões acerca de um dos mais recorrentes temas e bandeira de luta os Agentes de Segurança.
As fotos de todo o evento podem ser encontradas na Galeria de Fotos do site da Agepoljus.