AGEPOLJUS PRESTIGIA ABERTURA DO PRIMEIRO CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE CAPACITAÇÃO DA POLÍCIA JUDICIAL AMIGA DOS AUTISTAS
A AGEPOLJUS, representada pelo presidente Darney Bessa, acompanhou, na manhã desta quarta-feira (28), a cerimônia de abertura do 1º Curso de Formação de Instrutores de Capacitação da Polícia Judicial Amiga dos Autistas.
Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, o treinamento visa formar multiplicadores para a capacitação de Policiais Judiciais e outros agentes da segurança institucional do Poder Judiciário para lidar com pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA) de maneira digna, empática e respeitosa.
No evento, o diretor do Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário (DSIPJ) do CNJ Igor Tobias Mariano enfatizou a importância do projeto e desta etapa da implementação com a formação de instrutores que terão a tarefa de repassar os conhecimentos para os demais Agentes nos tribunais e, posteriormente, formar um efetivo.
“A partir daí, os tribunais serão notificados da habilitação dos instrutores para que possam repassar os conhecimentos aos demais colegas”, explicou.
O programa inclui protocolos técnicos e treinamento para que os Policiais Judiciais possam identificar e promover o atendimento específico para os autistas, gerenciando crises com empatia e acolhimento.
Ao longo do curso, os participantes da primeira turma receberão instruções detalhadas em três eixos: identificação (aprender sobre as características do TEA, sinais e estereotipias); atendimento (conhecer estratégias de comunicação e técnicas de abordagem); gerenciamento de crise (caminhos para amenizar situações de conflito em andamento).
Na primeira aula do treinamento, os participantes acompanharam explanações da médica neuropediatra e eletroencelografista Maria Eulina Quilião e a advogada especializada em autismo Raíssa Duailibi.
Para o presidente Darney Bessa, é muito importante que a Polícia Judicial se consolide como uma instituição de segurança pública institucional “voltada para servir à sociedade em suas mais variadas diferenças, com acolhimento do cidadão que busca os serviços do Poder Judiciário”, enfatiza.
As aulas inaugurais do 1º Curso de Formação de Instrutores de Capacitação da Polícia Judicial Amiga dos Autistas foram transmitidas ao vivo por meio do canal do CNJ no Youtube. Assista!
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo