AGEPOLJUS PARTICIPA DO 2º ENCONTRO DA POLÍCIA JUDICIAL EM MINAS GERAIS

A AGEPOLJUS, através do presidente Darney Bessa e dos diretores Antônio Walker e Nelson dos Santos, participou, no último sábado (27), do 2º Encontro da Polícia Judicial promovido pelo sindicato de Minas Gerais (Sitraemg). O diretor no estado de Minas Gerais, Wallace Marques Coelho, e o Conselheiro Fiscal da Associação, Edmilton Gomes, também estiveram no Encontro.

Ocorrido em Belo Horizonte, o evento reuniu Policiais Judiciais de várias regiões daquele estado, em um debate sobre segurança, saúde, treinamento, porte de arma, entre outros.

Além dos dirigentes da AGEPOLJUS, o Encontro contou com as presenças do secretário de Inteligência e Polícia Institucional do TRT-3, Carlos Athayde Valadares e o presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRF-6, Desembargador Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes, que destacaram as novas ações e os projetos em andamento em torno da segurança dos respectivos tribunais.

O evento foi conduzido pelo diretor Nelson dos Santos, também coordenador do sindicato mineiro. Na abertura, ele agradeceu a presença de todos e lembrou que o tema central do 1º Encontro, em novembro de 2021, foi “Que Polícia somos, que Polícia queremos ser?”, e que o objetivo deste segundo seria fazer um resgate da história dos Agentes para rememorar que a função esteve à beira da extinção e que, graças à luta do segmento, essa história acabou revertida. “É importante nós sabermos de onde viemos e quem somos hoje, e projetando para onde queremos ir amanhã”, pontuou Nelson, destacando o importante papel do sindicato, da Fenajufe e da AGEPOLJUS rumo à superação dessas batalhas.

Além de questões específicas dos Agentes da Polícia Judicial, o presidente da AGEPOLJUS e o diretor jurídico Walker enfatizaram o trabalho da Associação pela aprovação do PL 2447, bem como as demais atuações em favor do segmento.

Darney também falou sobre o porte de arma e as últimas citou, como mais um avanço para a Polícia Judicial, a Resolução 467/2022 do Conselho Nacional de Justiça, que autoriza os agentes e inspetores da Polícia Judicial, no exercício da atividade, a portarem arma. Observou que, para essa permissão avançar mais um passo, falta a portaria do Exército regulamentando o porte.

Darney ainda homenageou o desembargador federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes com a entrega de uma moeda comemorativa da Secretaria de Segurança do Supremo Tribunal Federal.

Vale ressaltar que não houve nenhuma despesa para a AGEPOLJUS na presença e participação dos diretores em Minas Gerais.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo, com informações e fotos do Sitraemg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *