AGEPOLJUS participa do 1º Encontro Nacional das Comissões de Segurança realizado pelo TRT-2
Segunda-feira, 16 de março de 2015.
A AGEPOLJUS, participou do 1º Encontro Nacional das Comissões de Segurança, que aconteceu nos dias 5 e 6 de março em São Paulo, e reuniu representantes e comissões de diversos tribunais de todo o Brasil.
A programação continha seis palestras e debates, ministradas ao longo do primeiro dia, e exercício em campo, com treinamento de tiro, defesa pessoal e direção defensiva de veículos (teoria e prática), no segundo dia.
Prestigiaram o evento delegações dos Tribunais Regionais do Trabalho da 1ª (RJ), 4ª (RS), 5ª (BA), 6ª (PE), 7ª (CE), 9ª (PR), 10ª (DF), 12ª (SC), 13ª (PB), 15ª (interior de SP), 19ª (AL) e 20ª (SE) Regiões, além de juízes, presidentes de associações, servidores e especialistas, desses e de outros tribunais (dentre os quais, o TJ-MA, TJ-SC, TRF-1 e TRF-2).
Uma das palestras foi a ministrada pelo Conselheiro do CNJ, Gilberto Valente Martins, que entre outros temas abordou a procedimentos por Ele analisado como Promotor de Justiça no Pará, que envolvia a magistratura, afirmou que tinha envolvimento de policiais, demonstrando a real necessidade do Poder Judiciário organizar sua própria segurança.
O palestrante abordou a limite de 50% no porte de arma e da ingerência da polícia federal no judiciário, e ao final comprometeu-se fazer uma nota técnica para subsidiar o processo ADI ajuizado pela Associação que tem como Relator o Ministro Gilmar Mendes.
No 2º e último dia, magistrados seguiram para a parte prática, em local específico, na cidade de Guarulhos-SP. Divididos em três turmas, revezavam-se aprendendo direção defensiva (teoria e prática), tiro e defesa pessoal.
Por fim, a interação dos participantes durante todo o evento certamente propicia o surgimento de novas iniciativas, contatos e trocas. Isso vai fortalecer o estabelecimento de uma cultura de prevenção e segurança – que, por sua vez, reflete diretamente no serviço que o Judiciário Nacional presta à sociedade.
Associação esteve representada pelo seu presidente, Edmilton Gomes, diretor jurídico, Antonio Walker, diretor de cursos, Flavia Dimambro e diretor administrativo, Darney Bessa.
Com informações do TRT 2º Região
Fotos: Décio Samezima e Diego Dantas