AGEPOLJUS consolida trabalho em Manaus para capacitação da categoria

2.05.2008-Presidente da AGEPOLJUS participou do 14° CONAMAT e reuniu-se com Diretor de Foro para discutir capacitação de Agentes. Informe 76 pode ser acessado aqui ou no link Informativos

BRASÍLIA 2/05/2008 – O Presidente da AGEPOLJUS, Edmilton Gomes, participou nesta terça (29), em Manaus, do 14º CONAMAT, Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho. Na ocasião, conversou com o Presidente da ANAMATRA, Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, Juiz Cláudio José Montesso, e com a Presidente da AMATRA 11, Associação dos Magistrados do Trabalho da 11ª Região, Juiza Eulaide Vilela, organizadores do evento.  A participação no Congresso é de grande importância para consolidar o trabalho da AGEPOLJUS. Foi uma honra receber o convite para um evento desse porte. A participação nesses encontros enriquece a categoria e só quem tem a ganhar são os Agentes de Segurança.

AGEPOLJUS apresenta cursos de capacitação à Justiça Federal do Amazonas

O Diretor de Foro da Justiça Federal do Amazonas, Juiz Agliberto Machado, recebeu de forma descontraída os representantes da AGEPOLJUS, que apresentaram ao magistrado uma proposta para realização de cursos de capacitação para os agentes. O Diretor Regional Suplente/RO, Gérner Matos, colocou à disposição os Agentes instrutores e o trabalho realizado em Rondônia, onde os Agentes ministraram há pouco tempo um curso de tiro para os Magistrados do TRT14. O Juiz Agliberto Machado autorizou o chefe da segurança do Tribunal a trabalhar em prol do convênio.

  AGEPOLJUS e SINTRA/AM discutem objetivos comuns para a categoria

Na quarta-feira (30), a AGEPOLJUS se reuniu com a Presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho, Icleide Pereira, acompanhada de dois diretores da entidade, para discutir uma parceria que vise a buscar os objetivos comuns para a categoria dos Agentes de Segurança e a solução dos problemas enfrentados no Estado. Não havia até então um entrosamento entre os Agentes e a direção do sindicato, mas com reunião deve haver um salto de qualidade nessa relação e uma participação mais efetiva dos Agentes na atuação sindical.

Devido ao CONAMAT não foi possível a realização da eleição para a Diretoria Regional no Estado. A  maioria do efetivo de Agentes estava trabalhando no evento, que reunia juízes do trabalho de todo o país. A AGEPOLJUS avaliou que a melhor opção era adiar as eleições para novembro, quando acontecem os pleitos para a Diretoria nacional e Regionais. Até lá, ficam responsáveis pelo diálogo com a AGEPOLJUS e a representação do Estado os Agentes Célio Guerra e Germano Castro, ambos do TRT11.

A necessidade da Qualificação da categoria

A passagem da AGEPOLJUS por Manaus serviu para reunir os Agentes (fotos abaixo) e mostrar a necessidade de unir a categoria em torno de um objetivo comum, o preparo para enfrentar a realidade do dia-a-dia. Uma das maiores dificuldades no TRT11 tem relação com a chefia da segurança, que é exercida por militares. A qualificação dos Agentes é necessária para resolver o problema, assim como a padronização de procedimentos e o compromisso de cada Agente em zelar pelo seu trabalho de todas as formas, para mostrar aos magistrados que há Agentes preparados e qualificados.  A categoria já avançou muito com a volta da nomenclatura Agente de Segurança, a GAS e a obrigatoriedade dos cursos. Tudo deve fazer com que os agentes procurem prestar o melhor serviço para o Judiciário.