AGEPOLJUS ACOMPANHA REUNIÃO DO SUBGRUPO 1 DO FÓRUM DE CARREIRA DO CNJ

A AGEPOLJUS, representada pelo presidente Darney Bessa e o diretor jurídico Antônio Walker, acompanhou, na tarde desta terça-feira (20), a reunião do Subgrupo 1 do Fórum Permanente de Carreira do CNJ. O objetivo era debater os estudos e propostas apresentadas pela Fenajufe e pelo Sindjus/DF para a atualização das estruturas dos cargos e especialidades, áreas, competências e atribuições.

Durante a maior parte do encontro, os participantes discutiram as formas pelas quais seria promovido o debate, bem como, as dúvidas que seriam esclarecidas aos representantes das administrações.

A Fenajufe ressaltou que a proposta apresentada tem o intuito de promover uma carreira sólida e segmentada, garantindo uma resposta ao fazer em prol da sociedade.

Na reunião, o presidente da AGEPOLJUS destacou a necessidade de que as funções possuam atribuições claras para que não ocorra duplicidade de entendimento em relação ao trabalho desempenhado entre Técnicos e Analistas Judiciários.

De acordo com Darney, sobre a discussão entre as atividades de nível do Técnico e do Analista, há uma preocupação da AGEPOLJUS acerca da duplicidade de cargos de policial judicial. “Ainda nesta segunda-feira, o STJ publicou edital de concurso público com vagas em cadastro reserva para Analista Judiciário especialidade Inspetor de Polícia Judicial, ao mesmo tempo que colocou em extinção o cargo de Técnico especialidade Agente de Polícia Judicial. Fica evidente que essa medida vem esvaziando e extinguindo aos poucos o cargo de policial judicial no STJ, pois praticamente não há vagas para o Inspetor, ao passo que os Agentes que se aposentam têm seus cargos extintos, mediante alteração da especialidade. A AGEPOLJUS é contrária à existência de dois cargos com remunerações distintas exercendo a mesma atividade. Somos favoráveis ao cargo único de policial judicial”, destacou.

Após as falas, ficou encaminhado que na próxima reunião, marcada para 24 de setembro, a Fenajufe e o sindicato do DF apresentarão dados técnicos sobre as propostas para a reestruturação da carreira. Além disso, sindicatos e associações, incluindo a AGEPOLJUS, poderão encaminhar sugestões, via e-mail, para serem também debatidas pelo subgrupo.

A Associação segue atenta aos trabalhos do Fórum de Carreira e, enquanto ouvinte, participará das reuniões para fazer com que as principais reivindicações da Polícia Judicial sejam devidamente ouvidas e acatadas, na manutenção da valorização dos Inspetores, Agentes e toda a segurança institucional do Poder Judiciário da União.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *