AGENTES DE SEGURANÇA SEGUEM DE PLANTÃO NOS TRIBUNAIS MESMO DIANTE DA PANDEMIA

Quinta-feira, 26 de março de 2020

Os Agentes de Segurança permanecem de plantão nos tribunais federais de todo o país, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Resoluções e atos publicados nas últimas semanas pelos Regionais suspenderam o atendimento ao público, bem como a realização de audiências e os prazos processuais, estabelecendo o teletrabalho para a maioria dos servidores do quadro. Da mesma forma, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assim como o CSJT e CJF estabeleceram regulamentos com as suspensões até o dia 30 de abril.

Quanto aos Setores de Segurança, os normativos determinam, em alguns casos, o trabalho em sistema de rodízio ou home-office. No entanto, a segurança patrimonial está mantida, com a atuação presencial diária dos Agentes nos Fóruns e Sedes dos tribunais.

Com o objetivo de preservar a saúde dos Agentes de Segurança e evitar a exposição e contágio ao vírus, a direção da AGEPOLJUS tem se mantido atenta e atuante no sentido de acompanhar a distribuição de Equipamentos de Segurança Individuais (EPIs), além das orientações repassadas pelos setores médicos para o segmento.

“Estamos atentos ao trabalho desempenhado pelos Agentes de Segurança durante esta pandemia que estabeleceu a quarentena em todo o Brasil. Enquanto estamos reclusos em casa e desempenhamos nossas funções remotamente, os Agentes permanecem trabalhando para garantir a segurança patrimonial, além de acompanharem, quando solicitados, as diligências urgentes expedidas aos Oficiais de Justiça, o que demonstra a relevância do cargo para o Judiciário”, finaliza o presidente Roniel Andrade.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo