AGENTES DE SEGURANÇA DEBATEM A CARREIRA EM DOIS DIAS DE SEMINÁRIO DA AGEPOLJUS
Segunda-feira, 22 de agosto de 2016.
Mais de 100 Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal se reuniram no X Seminário Nacional, promovido pela AGEPOLJUS, na última quinta (18) e sexta-feira (19), no auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa em São Paulo/SP.
Os debates se deram em torno da carreira do Agente de Segurança, bem como da segurança institucional no Judiciário, e temas de interesse do segmento como o Nível Superior para Técnicos, Criminalidade, GAS na Aposentadoria e Gestão de Segurança.
A abertura do evento contou com a presença de Desembargadores Presidentes dos TRTs 2ª Região, 5ª Região e 15ª Região, além do presidente do TRE-BA, de juízes integrantes de comissões de segurança do TJSP e representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Ejud-2, Fenassojaf e Sindiquinze. Durante o Seminário, os participantes acompanharam palestras com representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entidades de magistrados e com o Diretor Geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Amarildo Oliveira Vieira.
A última composição de mesa, ocorrida na sexta-feira (19), teve o debate sobre “Atuação dos Agentes de Segurança no movimento sindical e suas perspectivas”, com o presidente da AGEPOLJUS, Edmiton Gomes; e o coordenador-geral da Fenajufe e presidente do Sindiquinze, José Aristéia Pereira. Edmilton falou sobre o trabalho desenvolvido pelos representantes sindicais na conquista da recomposição salarial dos servidores do Judiciário e enfatizou a necessidade de se repensar os sindicatos e amenizar as concorrências e brigas existentes.
Zé Aristéia deu detalhes da experiência do Sindiquinze na luta sindical em prol dos servidores da 15ª Região, com um índice de 80% de filiação, “um dos maiores no meio sindical”. Ele também destacou a necessidade dos servidores ampliarem o espaço que foi dado à categoria junto aos Poderes para uma atuação por outros itens de interesse dos servidores.
“Pautas não econômicas são tão importantes quanto as pautas econômicas”, enfatizou. Antes do encerramento oficial do X Seminário, ambos reafirmaram a necessidade da ampliação no número de Agentes de Segurança filiados à AGEPOLJUS, com o objetivo de agregar mais representatividade à associação. “Quem não está filiado, precisa se filiar à AGEPOLJUS que é a nossa associação e nós precisamos sempre valorizar a nossa instituição, aquela que dialoga com as autoridades em nosso nome”, disse o presidente do Sindiquinze.
Edmilton Gomes salientou o trabalho da AGEPOLJUS, que vem conquistando muitos benefícios para os Agentes de Segurança. “Nós estamos ocupando espaços e dando visibilidade ao nosso cargo”.
Por fim, o presidente da AGEPOLJUS falou sobre a importância da realização de eventos que garantam a troca de experiências entre a classe e agradeceu a presença dos Agentes de Segurança de diversos estados do país, das autoridades e palestrantes que estiveram no auditório do Fórum Ruy Barbosa e da contribuição dos apoiadores do X Seminário Nacional.
As fotografias do X Seminário Nacional dos Agentes de Segurança estão disponíveis em nossa página no Facebook.
Leia todas as notícias sobre o X Seminário Nacional da AGEPOLJUS:
– AGEPOLJUS dá início ao X Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal–
Visão Romântica atrapalha o trabalho do Judiciário e esvazia as ações dos Agentes de Segurança
– Representantes dos Magistrados e da Polícia falam sobre Segurança Institucional e Criminalidade
– X Seminário é retomado nesta sexta-feira com palestra sobre Ferramentas de Gestão de Segurança
– Equipe do TRT-2 fala do trabalho de proteção a autoridades e Oficiais de Justiça do Regional
– Nível Superior para Técnicos é uma necessidade
– Portaria de cria Comissão para rediscutir a carreira será publicada na próxima segunda-feira
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo