AGENTES DE SEGURANÇA DE PERNAMBUCO DISCUTEM CRIAÇÃO DE NÚCLEO E TEMAS RELEVANTES PARA O SEGMENTO

Terça-feira, 17 de setembro de 2019.

Agentes de Segurança de Pernambuco se reuniram, no último dia 3 de setembro na sede do Sintrajuf, e deliberaram em conjunto com a direção do sindicato sobre a seguinte pauta: preparação para a reunião com a Escola Judiciária e discussão das bases para a formação do núcleo do segmento.

A diretoria apresentou informações sobre a reunião no Comitê de Gestão de Pessoas do TRT, em que o Sindicato defendeu os pontos encaminhados pelo segmento relativos aos cursos de reciclagem para manutenção da GAS.

Na referida reunião a desembargadora e coordenadora do Comitê, Gisane Barbosa, avaliou as demandas dos agentes apresentadas pelo sindicato e encaminhou para a Escola Judiciária. A direção conversou com Rodrigo Samico, coordenador-geral da Escola, e solicitou prazo para ouvir a categoria, antes da reunião a ser agendada.

Os presentes criticaram a exigência de reciclagem como condição para a percepção da GAS – tratamento distinto em relação a outros cargos e as incoerências sobre a não incorporação da GAS à aposentadoria.

Os presentes teceram críticas ao formato adotado pelo tribunal para a capacitação e para os cursos de reciclagem. Os agentes apontaram problemas na exclusividade de cursos EAD sem alternativa presencial, nas limitações da instrutoria interna e seu formato remuneratório e na ausência de turmas alternativas, para o caso de impossibilidade de participação nas turmas regulares. O grupo apontaram também falhas nos testes físicos e incoerências no normativo, inclusive ausência de ambulância em alguns casos.

Ainda foi criticado a quantidade pequena de instrutores internos e o fato de a avaliação ser feita pelos próprios colegas, o que pode resultar em subjetivismo, prejudicando o avaliado.

Como encaminhamento deliberam os seguintes itens a serem pleiteados:

1) Institucionalizar que além dos cursos EAD, haja curso presencial como alternativa;
2) Que os cursos tenham “segundas chamadas” para os que não possam comparecer aos regulares;
3) Que seja viabilizado o credenciamento de instrutores externos para que servidores que não consigam acessar os cursos oferecidos pelo tribunal possam fazer a atividade, às suas expensas;
4) Política de ampliação da instrutoria interna, capacitando mais instrutores;
5) Garantir ambulância nos testes físicos, como condição;
6) Reavaliar a instrutoria remunerada.

A diretoria do sintrajuf vai solicitar reunião com a escola e contará com a presença de servidores da base na discussão.

Núcleo

A direção registrou que o segmento já esteve representado no Conas – Fenajufe de 2018, já foi realizada também uma reunião na Justiça Federal com os agentes e que há disposição em formar e fazer funcionar o NAS-Sintrajuf/PE.

Foi proposto pela diretoria apresentar um texto base para regimento do NAS e após diálogo com os agentes do TRE e do TRF, além da JMU, convocar um encontro estadual para discutir questões do segmento e iniciar as atividades do Núcleo, elegendo sua coordenação.

Houve acordo acerca dos princípios e ideias básicas discutidas na Justiça Federal, como considerar o NAS uma organização de base do Sindicato, submetido às instâncias sindicais, voltado para atividades sindicais, para integração dos agentes entre si e com a categoria no sindicato, dedicando esforço pela via sindical.

Ficou deliberado um indicativo de data para realização do encontro estadual em 5 de outubro.

A diretoria encerrou a reunião reiterando o convite para que todos se engajem nas atividades chamadas pelo Sintrajuf-PE.

Fonte: Sintrajuf-PE